Próxima Notícia!

O Blog da Trammit Publicidade.

Blogueiras e Celebridades – Vale a pena?

Celebridades da TV x Celebridades Web: Qual a melhor escolha para sua marca?

Uma das tendências desse ano tem sido a presença de celebridades engajadas e comprometidas com as marcas, e não mais somente vendendo seu rosto famoso.

O que acontece é que eles notaram que é possível agregar muito mais valor para a empresa (e assim aumentando o quanto em dinheiro vale também) se estiverem mais envolvidos com a marca, mostrando-se consumidora, dando nome à linha de produtos e marcando presença em eventos e feiras, por exemplo.

Exemplos:

David Beckham lançou a “sua” marca de uísque, em parceria com a Diageo.

http://www.embalagemmarca.com.br/2014/10/david-beckham-lanca-o-uisque-haig-club-em-parceria-com-diageo

beckham uisque blogueiras

Beckham lança seu uísque.

Bruna Marquezine lançou uma linha de Esmaltes, em parceria com a Ludurama.

http://revistacabelos.uol.com.br/bruna-marquezine-lanca-esmaltes

Marquezine tem sua marca de esmaltes. blogueiras

Marquezine tem sua marca de esmaltes.

 

 

Além dos mega famosos da TV, outras “estrelas” surgiram: As Celebridades Web.

São blogueiras de temas bem segmentados, como fitness, vegeterianismo, moda, etc.

Elas chegam a cobrar até 4 mil reais por postagem, atestando a qualidade de um produto que tenha a ver com seu nicho. E quem anuncia uma vez, normalmente repete. O sucesso é tão grande que elas também já são garotas-propagandas de produtos, chegando também a “assinar” uma coleção de roupa ou seção de produtos.

Bella Falconi, blogueira top no segmento Fitness, lança linha de produtos para as mamães.

http://www.ofuxico.com.br/noticias-sobre-famosos/bella-falconi-lanca-linha-de-produtos-para-as-mamaes/2015/05/15-238867.html

blogueiras

Bella Falconi, blogueira fitness, também lança seu produto.

 

Afinal, quais as vantagens de associar minha marca à uma celebridade?

Associar-se à uma celebridade é como atestar a grandeza da sua marca. Para o consumidor final, a sensação é que a marca é da estrela, ou, ao menos, que ela assina embaixo, que ela atesta a qualidade dos produtos em questão. Afinal, qual homem não gostaria de ter a elegância do Beckham, e qual mulher não tem a Marquezine como padrão de beleza?

Além disso, ganha-se muita mídia espontânea: quando eles assinaram e lançaram esses produtos, todos os portais de notícias de celebridades fizeram uma matéria sobre o acontecimento, ou seja, ganha-se bastante divulgação em mídias sem custo extra.

 

 

Mas devo escolher uma estrela da TV ou WEB? 

Vamos ao duelo!

 

Alcance: TV!

Por sua grande exposição na TV, “todas” as pessoas da região a conhecem. Normalmente tem muito mais seguidores em suas redes sociais, gera mais mídia espontânea em grandes portais, etc.

Qualidade do Público: WEB!

Temos que considerar quem um artista de TV tem fãs de tudo quanto é tipo, pessoas muito fãs, poucas, mas que são fãs e seguem esse artista pelo seu trabalho (gosta das novelas, gosta dos programas, etc). Mas blogueiras que só falam de vegetarianismo, por exemplo, tem todos os seus fãs interessados nesse assunto e, consequentemente, produtos vegetarianos. Ou seja, é um público totalmente específico, pode ser melhor aproveitado.

 

Credibilidade: TV!

Sendo mais conhecidas, as celebridades da TV tem “mais a perder”, podemos dizer. Para o público em geral, artistas conceituados jamais se envolveriam com produtos fraudulentos, ou sem qualidade. Assim, nesse quesito, ponto para Artistas da TV!

 

Influência: WEB!

Por outro lado, todos sabem que a Regina Duarte é uma excelente atriz, mas provavelmente não é uma expert em vinhos, por exemplo. Por isso, provavelmente ela influenciará um pouco menos do que uma opinião de um blog conceituado e escrito por diversos enólogos (www.BlogVinhoTinho.com.br), que tem uma audiência completamente composta por pessoas que desejam saber e estudar mais sobre vinhos, safras e modo de apreciar/harmonizar. Para aquele público, o Blog tem mais propriedade para falar se um vinho é bom ou não.

 

blogueiras

 

Conclusão:

Para saber qual a melhor escolha, você deve se perguntar principalmente quem é seu público. Se ele for bem segmentado e específico, você deve considerar bastante a ideia de fechar parcerias com o pessoal de Blogs desse nicho, pois eles tem aumentando o retorno de muitas empresas. Essa escolha é ainda mais vantajosa se você tiver um e-commerce, pois o público já será impactado na internet, e já está mais perto de concretizar uma compra.

No entanto, via de regra, se seu produto for direcionado para grandes massas, sem muita segmentação, não há nada tão poderoso como um Luciano Huck ou Neymar usando seu produto, isso pode apostar também. Só lembre-se que o custo das mega celebridades são para poucos bolsos!

Comentários no Facebook