fbpx
Skip links

Big Brother e Big Ideas para a sua Empresa.

Salve, Salve, Big Brother ou Big Sister do Marketing Digital!

(Não, espera, o que o Tiago Leifert fala no começo do programa mesmo?)

Bom, você tem assistido Big Brother?

Se sim, já deve ter percebido que a casa não é apenas a moradia dos participantes, mas também de todas as marcas que patrocinam o programa.

Esse ano, na edição de número 21 da casa mais vigiada do Brasil, foram mais de 530 milhões (eu disse MILHÕES) gastos pelas maiores marcas patrocinadoras.

São elas: Seara, PicPay, P&G, McDonald ‘s, C&A, Avon, Amstel e Americanas.

O foco, claro, foi a divulgação dos e-commerces, com a interação do offline com o online, principalmente através dos QR-Codes, esses que poderiam muito bem protagonizar filmes como A Volta dos Que Não Foram.

E os que foram e estão “muito bem, obrigado” são os App’s de vendas. Por exemplo, na edição do BBB 2020, a Americanas teve um aumento de 390% do volume de downloads do aplicativo durante a edição.

A C&A foi outra que percebeu a galinha dos ovos de ouro que é o Big Brother Brasil. Não à toa que também retornou ao programa, após um aumento orgânico de mais de 40 mil downloads do app em 2020.

big brother 21

Mas vamos ver o que podemos aproveitar desses ensinamentos para aplicar nos nossos negócios; são várias as Big Ideas!

E se você soubesse que a sua Marca não precisa ficar confinada.

Ela não precisa ser encontrada apenas no ambiente físico. As Redes Sociais estão mais do que nunca causando imensos gatilhos de compra e de Brand Awareness (consciência de marca).

O Face e o Insta (ou outra Rede Social, dependendo do seu negócio) não precisam ser apenas a vitrine dos seus produtos. Elas são a forma mais pura de expressão da linguagem que você quer passar para o seu público.

Como seu público enxerga a sua Empresa” é, na verdade, “Como você quer que o seu público enxergue a sua Empresa

Ou seja, o cliente quer (ou precisa) se sentir o mais próximo possível da sua marca.

E quer mais proximidade do que o marketing de influência?

Até onde vai a sua fé nos influenciadores?

Uma das coisas que o Big Brother vem nos relembrando é que os influenciadores são os nossos novos colaboradores.

Colocar gente famosa na casa foi O marketing de influência que o programa precisava. Já que estava tendo baixa de audiência desde 2010.

Influenciadores vendem MUITO! E o melhor de tudo: eles são utilizadores das marcas. Explanam as dores e as felicidades que os produtos proporcionam; são os amigos sinceros que todo mundo precisa.

Dona da marca de cosméticos Boca Rosa, Bianca Andrade incentivou milhares de pessoas enquanto estava na edição de 2020 do programa.

Por isso, o superinteressante é encontrar pessoas (ou até animais) que são a cara do seu negócio. Ou você mesmo(a) pode ser o influenciador.

O orçamento das Marcas para o marketing de influência vem aumentando muito, e em 2021 não será diferente.

Em épocas em que a desconfiança de informações aumenta a cada dia, é primordial ter alguém na “linha de frente” que passe a maior confiança possível para o público.

E esses influenciadores não precisam ser dos grandes.

i'm so little

Micro Brothers

A questão é ser certeiro.

Foi-se o tempo em que sonhávamos com macro influenciadores divulgando nossas marcas. Se formos pensar bem, um famoso que tem seus milhões de seguidores, na verdade, tem vários e vários nichos de público.

Então a chance de você atingir o seu público é como se fosse um tiro no escuro. O pessoal que pode curtir a sua empresa talvez nem assista o macro influenciador com frequência; pode ter seguido apenas por fogo de palha.

Agora, ter alguém que fala diretamente com o seu nicho, que não tenha milhões de seguidores, mas alguns poucos milhares ou centenas, é a forma mais segura de não apostar seu dinheiro e contar com a sorte.

Ainda mais agora, quando as filmagens de grandes comerciais estão diminuindo, que essa moda não sazonal vai pegar.

 

ONDE O SEU PÚBLICO ESTÁ?

No Camarote ou na Pipoca, você tem que saber onde o seu público está.

Assim como temos certeza que a maioria do público do BBB vai assistir os 100 dias de exibição do programa, também temos que ter certeza de qual rede social o seu público passa a maior parte do tempo.

E claro, se ele interage organicamente e com os links patrocinados.

A ideia é fazer um comparativo e pegar, por exemplo, o ano de 2020, ver quais redes sociais o seu público mais acessou, quais tipos de Posts tiveram o melhor resultado e analisar se essas mesmas estratégias podem ser aplicadas no ano de 2021.

Assim como falamos, o Boninho (diretor do BBB), teve que mudar totalmente a estratégia de divulgação do programa, já que as mesmas de 2010 não estavam se adequando no decorrer dos anos seguintes.

Então o segredo é conhecer as regras do jogo, e saber jogar com elas:

  • Qual rede social o seu público mais acessou;
  • Se teve alguma promoção que gerou mais leads ou mais vendas;
  • Que tipo de Post teve mais engajamento;
  • O público migrou de rede social?;
  • Qual plataforma (celular ou computador) ele usa.

O importante é chegar à conclusão se o que deu certo no passado ainda dá certo atualmente, e se é a hora de soltar a criatividade e inovar.

observação

 

Você será o líder!

Não vou falar que um tem segredo; o bê-á-bá existe (mas precisa ser muito bem feito) para ser um dos principais vendedores do seu ramo. É uma prova de resistência e de expertise, assim como renovar alguns pontos da comunicação da sua Empresa!

Você tem que ficar de olho nas novidades, nas oportunidades e no que é o certo para a sua empresa.

E, caso não seja o caso de conseguir isso tudo sozinho (o que realmente está tudo bem), o interessante é ter alguém (ou alguma agência) que esteja sempre próxima, e que demonstre confiança para ser a sua próxima agência.