Skip links

As personalidades nascidas na Internet

O universo de influenciadores e personalidades das Redes Sociais está cada vez mais presente em nosso dia a dia. É só abrir seu Instagram ou Twitter, por exemplo, que vai notar a invasão na sua timeline. 

Esse assunto deixou de ser novidade faz tempo, não é mesmo? A questão é que, por mais que não pareça, esse fenômeno acontece há tanto tempo que mal nos lembramos dos primeiros produtos da internet. Artistas que ficaram famosos graças às redes sociais ou sites, e que continuaram a prosperar em suas carreiras mesmo depois do empurrãozinho inicial. 

Um dos pontos mais interessantes é observar hoje em dia o quanto a internet, as redes sociais e a cultura pop no geral têm uma influência imensa em nossa sociedade, seguindo o padrão de sempre, mas em formatos diferentes. Há 30 anos atrás, a TV,  Rádio e os programas dentro desses canais ditavam a moda, as tendências e o que estaria em alta. Hoje, seguimos esse padrão tendo as redes sociais e seus produtos como o norte e a influência por trás dos grandes hits.

Mas, voltando ao nosso tópico, você se lembra ainda que alguns nomes populares hoje em dia surgiram, inicialmente, nos primórdios da internet? Bom, caso a resposta seja não, vamos te lembrar por aqui de alguns deles.

Rafinha Bastos

Um dos humoristas mais bem sucedidos do Brasil, Rafinha é uma referência do meio de Stand Up, além de integrar alguns projetos na TV.

Mas você sabia que a sua fama começou nos primórdios da internet? A “Página do Rafinha” foi um dos primeiros blogs de comédia, em que divulgava vídeos simples, sempre com um tom cômico e divertido.
Ah, para você ter ideia do potencial na web do Rafinha, o seu Twitter chegou a ser um dos mais influentes do mundo, aumentando ainda mais seu alcance.

Lily Allen

Lily Allen foi um dos grandes cases de artistas descobertas na internet. Embora já tivesse demonstrado talento para a música desde cedo, ela foi recusada por inúmeras gravadoras até assinar com a Regal Recordings, em 2005. Como a gravadora não investiu muito na produção do seu álbum, Lily começou a postar as demos no MySpace, fazendo um enorme sucesso com o público. Ela ainda produziu duas mixtapes e acabou chamando a atenção. 

Justin Bieber

Um dos maiores astros da música pop, Justin Bieber começou sua carreira em 2006, participando do concurso canadense Stratford Idol. No ano seguinte, sua mãe começou a postar vídeos das apresentações do menino no YouTube. Com o tempo, Bieber foi ganhando projeção online, o que o motivou a postar covers de cantores como Justin Timberlake, Michael Jackson, Chris Brown e Stevie Wonder. Ele acabou sendo descoberto por acaso por um executivo de marketing, que o apresentou ao rapper Usher. O resto é história.

The Weeknd

The Weeknd surgiu no cenário no final de 2010, quando resolveu postar no YouTube algumas músicas próprias, como What You Need, Loft Music e The Morning. As faixas caíram nas graças do público, chegando a ganhar cobertura da grande imprensa.

Em 2011, o rapper decidiu lançar em seu site uma mixtape de nove faixas, chamada House Of Balloons, que acabou sendo indicada ao Polaris Music Prize. No mesmo ano, ele fez sua primeira turnê pelo país e lançou uma segunda mixtape. Em 2012, The Weeknd já havia tocado em grandes festivais e feito turnês dentro e fora dos EUA quando assinou contrato com uma gravadora.

Luan Santana

No Brasil, um dos primeiros cantores a ter a carreira levantada com a ajuda da internet foi o Luan Santana, que teve uma longa trajetória até conquistar o sucesso nacional. Em 2008, Luan decidiu gravar um show ao vivo, de forma amadora. Insatisfeito com o resultado, o cantor destruiu a gravação, mas um amigo tinha uma cópia e a disponibilizou no YouTube.

Assim surgiu a carreira de um dos cantores mais famosos do Brasil. 

Às vezes nos esquecemos que a internet existe há mais de 50 anos e que, a internet como conhecemos hoje, já nos apresentou a muitas novidades, talentos e fenômenos que fazem parte das nossas vidas até hoje. Esquecemos de alguém na nossa lista que deveria ser mencionado? Comente aqui embaixo e conta pra gente como você descobriu algum desses.