Você sabe a importância da acessibilidade digital?
Segundo o IBGE, existem 17,2 milhões de pessoas com alguma deficiência no Brasil. Isso corresponde a 8,4% da população e a uma boa parcela dos consumidores do nosso país.
Essa grande importante fração acaba ficando de fora de muitas experiências. Isso porque existem poucas empresas que criam produtos que podem ser utilizados por uma maior variedade de pessoas, incluindo PcDs.
E é aí que entra a acessibilidade digital:
A prática de criar sites, aplicativos e conteúdos que são acessíveis por todas as pessoas, incluindo aquelas com limitações físicas, sensoriais ou cognitivas. Assim, é possível eliminar barreiras que impedem ou dificultam a navegação desses usuários.
Esse recurso tem se tornado cada vez mais importante nos últimos anos. Principalmente à medida que a tecnologia virou uma parte central da vida diária.
Por isso, a prática é um passo importante em direção à inclusão, ajudando marcas a garantir que seus produtos e serviços sejam acessíveis a todos.
Como começar a pôr a inclusão digital em prática?
Existem algumas maneiras que a sua marca pode adotar ser mais inclusiva, incluindo:
1- Garantir que seu site tenha recursos de acessibilidade digital
Você pode garantir que seu site seja acessível seguindo algumas diretrizes de acessibilidade da internet, como o Web Content Accessibility Guidelines (WCAG).
Isso inclui a utilização de legendas em vídeos, descrições alternativas de imagens e conteúdo claro e fácil de entender.
2- Projetar produtos e serviços com acessibilidade digital em mente
No processo de criação de produtos e serviços, você pode e deve incluir recursos de acessibilidade. Como controles de voz, recursos de ampliação de tela e recursos de alto contraste.
3- Treinar funcionários em acessibilidade digital
Que tal treinar seus funcionários para garantir que estejam cientes da importância de acessibilidade? Assim, você poderá atender adequadamente todo o seu público nas redes, desde a criação do conteúdo até a postagem.
4- Utilizar as legendas alternativas nas redes sociais
Com a legenda, os usuários podem ler o que está sendo dito em vez de ouvi-lo. Em suma, isso garante que seu conteúdo seja acessível a uma ampla variedade de usuários. O que inclui, por exemplo, aqueles com deficiência auditiva.
5- Apostar nos Alt Texts em outras plataformas
Similarmente às legendas, também existe o texto alternativo. Primordialmente, esse recurso funciona para caracterizar uma imagem por meio de texto. Mas ele também é útil para substituir uma imagem quando ela não pode ser carregada por conta da conexão do usuário.
Os Alt Texts também são indispensáveis para os algoritmos. Isso porque eles ajudam a organizar os conteúdos, facilitando com que sejam encontrados pelos usuários. Ou seja: todo mundo ganha.
6- Fazer a audiodescrição nas plataformas sociais
A audiodescrição é uma narração adicional que descreve as informações visuais de um vídeo ou imagem em detalhes. Desse modo, ela ajuda as pessoas com deficiências visuais a entender o que está acontecendo nas redes sociais. Muitos perfis utilizam as hashtags #PraCegoVer e #PraTodosVerem a fim de incluir pessoas cegas nas redes.
Conclusão
Em conclusão, a acessibilidade digital é um passo importante em direção à inclusão e diversidade. Isso porque ela permite que as marcas se comuniquem com um público mais amplo e atendam às necessidades de todos os clientes.
E aí, sua marca ou empresa já põe em prática algumas dessas ações inclusivas? Nos conte nos comentários.
Para continuar por dentro da nova era do marketing digital, acesse nosso outro artigo sobre tendências da publicidade para 2023.