Skip links

Diversidade e acessibilidade: sua marca um passo à frente

Diversidade e acessibilidade no marketing digital

Uma marca preocupada com questões como diversidade e acessibilidade, antes de tudo, promove a sensação de pertencimento nas pessoas que se envolvem com uma empresa, isso em todos os níveis de contato, desde os colaboradores aos clientes. Por isso, promover um letramento racial, equidade de gênero, políticas de diversidade e inclusão de forma geral, são excelentes formas de ampliar o alcance e o engajamento, tanto interno quanto externo.

A inclusão aumenta a longevidade da marca

No marketing digital, a inovação é algo fundamental para quem busca se manter em evidência. Percebemos que as pessoas estão cada vez mais ativistas em relação a questões relacionadas à inclusão social. Por isso, tornou-se uma estratégia interessante direcionar a comunicação de marca para ‘pessoas reais’, ou seja, incluir pessoas de todos os gêneros, sexualidades, etnias e, principalmente, tipos de corpos. Esta é uma forma de atingir diversos grupos sociais e este público que está cada vez mais exigente em relação ao que consome, mostrando que a sua empresa possui os mesmos valores que estas pessoas.

Alinhar os propósitos da marca com os dos consumidores 

Ações como esta são formas de combater o racismo, a homofobia, a xenofobia e diversos outros tipos de preconceito. Isso demonstra o respeito da sua empresa com o diferente e o posicionamento da organização, além de ser um serviço para a sociedade.

Num mundo que está em uma transição de valores, onde cada vez mais as pessoas consomem marcas que estão alinhadas com os seus valores e protestam contra marcas que não estão. Portanto, ter voz ativa e ações que condizem com as causas atuais pode ser um grande diferencial e um grande passo em direção ao sucesso.

Acessibilidade no marketing digital

A acessibilidade promove a possibilidade e condição de entendimento para pessoas que possuem algum tipo de deficiência que dificulta o acesso à informação. Além de promover a independência dessas pessoas, facilitar o acesso aos espaços, sejam eles físicos ou digitais, é uma forma de ampliar o público da sua marca e favorecer uma gama enorme de pessoas.

Contudo, infelizmente, ainda vivemos em uma realidade em que a acessibilidade é, muitas vezes, deixada de lado. Estudiosos revelam que apenas 1% dos sites estão de acordo com as diretrizes de acessibilidade. Porém, cada vez mais essa questão vem sendo pauta de debates e comunicações que visam propagar informações acerca do tema.

Investir em diversidade e acessibilidade é investir no futuro

Algumas marcas podem considerar que incluir políticas de acessibilidade em seus veículos de comunicação seja uma forma de aumentar os custos. Porém, pessoas com deficiência compõem uma parcela considerável do mercado e este investimento seria uma excelente forma de aumentar o público que consome sua marca. Contudo, falar diversidade e acessibilidade pode garantir a longevidade da sua marca.

Conclusão

Concluindo, entender as necessidades e os conceitos de diversidade e acessibilidade são fundamentais. Ações de inclusão promovem a diversificação do público. Afinal, é inocência de uma marca achar que apenas um perfil de pessoa consome seus produtos ou serviços. Pessoas diferentes partilham de gostos iguais, ou vice e versa, portanto, quanto mais pessoas se identificarem com a sua marca, maior será o seu sucesso.

Contudo, se posicionar a favor da inclusão à diversidade e acessibilidade abre um leque enorme de possibilidades perante o mercado.

Gostou do conteúdo? Nos acompanhe no Instagram para mais novidades.

Imagem de diversidade