Conta pra gente:
Como foi o seu 2023?
Aqui quem fala é Dan Oliveira, sócio-fundador da agência.
Em uma reunião de brainstorm com nosso time, fui convidado para listar o TOP10 de acontecimentos que marcaram 2023.
É dividindo os sonhos que a gente multiplica, não é mesmo?
Confira a nossa listinha:
-
Metodologia Próxima
Essa ideia de proximidade vem de berço, uma característica inerente aos sócios mesmo.
Só que, quando a agência cresce, como expandir esse sentimento em cada colaborador?
Foi nesse ano que aplicamos uma Metodologia única que vem sendo criada nos últimos anos.
E os resultados já são surpreendentes!
75% das contas foram renovadas e 42% dos nossos clientes tiveram upsells. Uma métrica que inspira confiança, não é mesmo?
Uma das nossas tarefas da Metodologia é o Proximômetro. A ideia é, em reunião semanal, avaliarmos o termômetro (clima) de cada cliente. Aqui é uma forma dos gestores terem uma ideia de onde atuarem, podendo evitar crises.
E após aplicarmos o método, nossa taxa de risco caiu pela metade.
-
Corrida de Elogios
A Corrida de Elogios já faz parte da agência há muitos anos, e é parte fundamental da Metodologia Próxima.
Ela tem algumas premissas fundamentais para zelar pelo nosso posicionamento:
- Tendemos a absorver mais críticas do que elogios. Aqui os atendimentos precisam listar todo elogio recebido, e se baterem a meta, a agência toda ganha uma confraternização;
- Espírito de Equipe, com todos buscando o mesmo objetivo;
- Treinar novas abordagens para apresentar projetos. Menos “segue em anexo”, e mais “a equipe toda colocou a mão nesse projeto e estamos ansiosos para ir com tudo!”. Qual mensagem é mais propensa a receber um “Adorei, pessoal!!!”?;
O resultado dessa edição foi incrível:
Em uma campanha de 4 meses, conquistamos mais de 60 elogios por mês. Ah, e o mais importante: 100% das contas nos mandaram elogios no período!
Métrica de sucesso, né?
-
A volta de clientes
Uma das métricas mais poderosas do nosso negócio é a volta de antigos clientes.
Até porque, quando não há renovação de contrato (ou até uma rescisão), a sensação que fica é que é um grande adeus. E isso dói demais, gente.
Mas o tempo nos mostrou que não é bem assim que a banda toca. Muitas vezes as empresas precisam conhecer outras agências, têm relacionamentos que se desgastam.
Só que é nessa hora que uma comparação surge. Se a gente conseguiu deixar saudades, temos a chance de nos aproximarmos de novo.
Da nossa base de clientes atual, 21% é composto de clientes que resolveram voltar a trabalhar com a gente. Um alívio no coração.
-
A era dos vídeos
Faz um tempinho que nos entregamos para a importância dos vídeos nas campanhas de Marketing Digital. Mas esse foi o ano que realmente colocamos toda a operação na agência.
E o resultado foi incrível: muito dos upsells citados vieram daqui.
Fora que começamos a criar cases da agência em vídeo, o que amplia ainda mais nossa exposição – e a compreensão de uma bom case, uma boa história.
Particularmente, esse case da Copa do Mundo tenho um orgulho profundo. Tanto pelos 2 anos de muita garra e batendo metas, quanto desse vídeo mostrando um pouco dessa aventura.
-
Agência Híbrida
Os tempos de pandemia nos fizeram degustar do tal home office. E tem coisas que vem pra ficar, não é mesmo? Neste ano colocamos a “agência híbrida” em um test drive.
Cá entre nós, tinha um problemão em minhas mãos. O mercado pedia isso, mas meu receio era perdemos nossa essência, a proximidade, e nos tornarmos só mais uma agência, só mais um emprego.
E não é que deu certo?
Iniciamos com um dia por semana, e terminamos com dois. Harmonia, produtividade, e concentração em alta.
Em pesquisa individual com os colaboradores, foi unânime o quanto gostaram dessa mudança. Só que teve uma resposta com 100% de aprovação que tocou meu coração:
todos acham fundamental os encontros semanais. Nada substitui os olhos nos olhos, tomar um cafezinho colocando o papo em dia e tantas partes que nos fazem ser um só.
-
Squads em Ação
Uma das dores que senti nos últimos anos é a divisão por setor. Quando pegava feedbacks, sentia muito mais críticas quanto a áreas do que pensando no cliente.
Claro que todo feedback é importante, mas é fundamental que todos os colaboradores tenham como norte manter contas, ampliar contratos, criar cases de sucesso. Só assim criamos uma relação de ganha-ganha, não é mesmo?
Pois no começo do ano implementamos os Squads na agência, e o resultado já veio rapidamente. Colaboradores mais envolvidos, imersos nas contas. Sabendo tudo que acontece, sabe?
Agora é hora de fazer ajustes para melhorar ainda mais esse modelo!
-
RD Partner Mentor
Estamos nesse mundo do RD Station desde 2006, e nossa trajetória fala por si só.
Agência Platinum, 2º Lugar como Especialista em Vendas. Sinais que nos mostram que estamos no caminho certo, sabe?
E no meio desse ano recebemos mais um reconhecimento: Fábio Monteiro, meu sócio e irmão, foi nomeado RD Partner Mentor da ferramenta. Para você ter ideia do tamanho disso, são cerca de 20 pessoas com esse título no Brasil todinho!
-
Digital Leaders
Com o título do RD Partner Mentor, fomos convidados pela RD Station para realizar eventos de marketing digital.
E foi daí que fomos com tudo em nosso primeiro Digital Leaders!
No auditório da Totvs, levamos mais de 140 líderes e diretores de marketing para mais de 5 horas de palestras.
O envolvimento de todos os colaboradores só nos deu mais gás! Um cuidando das gravações, outros na recepção, outros no coffee break, no happy hour. O time se dividiu organicamente para que o evento fosse o mais incrível possível.
E foi. O resultado disso? Autoridade e muitas oportunidades comerciais.
Se prepare que em 2024 terá muitos Digital Leaders para vocês.
-
Patrocínio RD Summit
O RD Summit é o maior evento de marketing digital e vendas da América Latina. Desde que fui a primeira vez, em Floripa, nunca mais larguei.
Foi lá que vimos o nome da Trammit no telão e subimos no palco para a premiação pela primeira vez. Não tem como esquecer!
Só que nesse ano foi decidido que o evento seria em São Paulo. A ideia era chegar mais perto do público e ter mais recursos para que a experiência fosse ainda melhor.
“E se a gente patrocinasse o evento?”.
Em uma conversa de bar, isso ficou em nossa cabeça. E arriscamos.
Nos tornamos patrocinadores oficial do evento, com stand e tudo mais. E sentimos na pele o reconhecimento, o networking aflorando ainda mais.
Em 2024 tem mais, óbvio. Em time que tá ganhando, não se mexe.
-
Festa 17 Anos
Olha, aqui está a cereja do bolo.
Mas cá entre nós, os bastidores não eram tão favoráveis: estávamos exaustos.
Após o Digital Leaders e RD Summit, eventos que aconteceram em menos de 2 meses, só queríamos a nossa cama. Muita adrenalina, correria, improvisos. Só que as respostas foram tão positivas, que nos deram combustível.
E chegava a hora da nossa festa, que já é uma tradição. Tinha receio de não estarmos no pique, de nada funcionar. Mas sabe o que mais ouvi? “Foi a melhor festa da agência!”.
A leveza que estávamos refletiu em todo o espaço. O networking ferveu, com muitas conversas e sorrisos; vi o povo dançar mais do que o normal; comes e bebes elogiados até demais.
E foi a primeira festa que teve patrocínio. Isso porque um cliente nosso enxergou uma oportunidade que não havíamos pensado.
Como a festa é feita para celebrar nossos clientes, família e colaboradores, isso estava fora dos nossos planos. Mas quando o cliente foi convidado, ele entendeu o público que estaria lá, e queria um lugar de destaque.
Obrigado TBS Saúde, obrigado Benevix. Cliente antigo de casa, e que cada vez mais ampliam seus laços com a gente.
Viu só que aventura?
2023 foi um ano de resiliência e reconstrução. De olhar para dentro para olhar para fora.
O nosso primeiro semestre foi de mudanças; o segundo de eventos e ações.
O que esperamos de 2024? O ano da recompensa e muito trabalho.