Enquanto o seu consumidor em potencial está navegando pela internet, são infinitas as possibilidades de interação. São sites de buscas, anúncios, redes sociais e muitas outras ferramentas que nos levam a um só objetivo: alcançar o primeiro lugar entre tantas marcas.
Já não é mais segredo que a internet revolucionou a forma como clientes e empresas se relacionam. E esse novo jeito de se relacionar, tornou-se um novo jeito de fazer marketing!
Ele permite, e ao mesmo tempo exige, que uma boa presença online proporcione competitividade entre marcas concorrentes, e um diálogo duradouro com seus clientes (até mesmo aqueles que ainda não conhecem o seu produto ou serviço).
Nós sabemos, muitas dúvidas vão surgir nesse momento: mas como vou manter um relacionamento com alguém que ainda nem conhece minha marca? E, se esse segredo valioso já se espalhou no mercado, como de fato meu empreendimento pode ser competitivo?
Existe vida fora da Terra?
Com toda sinceridade, ainda não podemos responder se existe vida fora da Terra, mas de uma coisa temos certeza: existem diversas técnicas e estratégias integradas no marketing digital que podem levar a sua ideia mais genial ao topo.
Começando pelo começo!
Grandes sites (que, não podemos esquecer, são empresas altamente preocupadas com as tendências do mercado digital) como Google e Yahoo! Investem constantemente em novos motores de busca, visando simplificar a jornada de quem está à procura de coisas na web.
Esses mecanismos rastreiam principalmente o conteúdo textual, e classificam a prioridade das buscas, entre outras coisas, pela presença de palavras-chave.
Por exemplo, quando um site é lançado na internet, tanto Google, quanto Yahoo!, Bing, etc. lançam um código que funciona como um robô virtual, fazendo a leitura de toda a informação do site. Cada ponto, cada vírgula, e claro, cada palavra entra numa grande base de dados.
Assim, quando o usuário de internet (consumidor em potencial) busca por determinadas palavras, essas base de dados é acessada, e os resultados mais relevantes que correspondam às palavras buscadas são listados por ordem de importância.
“Então quer dizer que eu preciso plantar relevância para colher acessos?”
Exatamente. De forma resumida, se o seu site ou rede social não estiver bem ranqueado nessa base de acesso, pode ser que o seu consumidor em potencial nem chegue a conhecer seus produtos ou serviços.
Mas muita calma nessa hora, existe uma solução!
O fator chave para todas essas questões é o que chamamos de SEO (Search Engine Optimization) – traduzindo ao pé da letra, nada mais é do que uma ferramenta de busca otimizada.
Essa ferramenta consiste num conjunto de técnicas que vão orientar a estrutura dos seus conteúdos para que eles sejam reconhecidos como relevantes.
Além disso, o SEO também “interage” com os tais robôs virtuais para indicá-los quais são as principais palavras-chave, tema central e outros pontos importantes para que o seu negócio seja reconhecido pelos motivos certos. Você não quer que alguém procurando “sapatos ortopédicos” continue caindo no seu site de vendas de ferramentas, correto?!
Bem, se o SEO auxilia mecanismos de busca a identificarem e classificarem o seu conteúdo, ele acaba por influenciar o usuário que está em busca dessas informações.
Do ponto de vista do cliente, é no momento da procura que surgem novas possibilidades – enquanto ele não conhece seu serviço, pode ser que ele ainda não saiba, mas a solução de alguma demanda da vida dele está a algumas palavras-chaves de distância.
Não podemos esquecer que assim que o usuário clica em seu site ou aciona algum conteúdo das suas redes, ele também precisa se interessar pelo que encontra. Por isso uma publicidade assertiva deve contar histórias, viralizar, fortificar e transformar esses cliques em resultados a longo prazo.
E quem trabalha com SEO?
Chegamos na parte divertida (pelo menos pra gente)!
Estratégias integradas de marketing digital contam com o SEO para compreender quais os melhores caminhos para posicionar sua marca. Levamos em consideração os usuários que ainda não conhecem seu negócio, e os clientes que já estão no jogo e só precisam sentir-se parte do seu time.
Dessa forma, a jornada digital pode ser monitorada desde os primeiros cliques, até os compartilhamentos mais recentes de cada lead (usuário).
Basicamente, o segredo de toda essa estrutura é trabalhar com dados qualitativos que gerem resultados quantitativos e mensuráveis. Já imaginou encontrar o seu empreendimento nos primeiros lugares das maiores plataformas de busca?
Então nós propomos um café e uma boa conversa sobre as novas possibilidades pro seu negócio com o SEO.
Entre em contato , dessa vez você nem precisa jogar no Google pra encontrar a solução ideal.