O mundo da comunicação está lotado de “termos” em inglês que, abrasileirados, conseguem dar um norte (ou north, se preferir) à comunicação da sua empresa.
Dentre eles, separamos um que você já deve ter escutado, lido ou falado (ou tentado falar): Inbound Markerting.
Antes de falarmos como funciona e dar algumas dicas, vamos explicar…
O que é Inbound Marketing?
Numa tradução livre, Inbound Marketing significa “marketing de entrada”.
Bom, vimos que “marketing de entrada” num ficou lááááá essas coisas. Que tal trocarmos por “marketing de atração”? Melhor, né? Boa!
Sendo assim, Inbound Marketing é o marketing que tem como objetivo a atração de clientes, marketing que serve para angariar compradores do seu serviço e/ou produto.
“Tá, mas qual é a diferença para o marketing, sem o inbound?”
O marketing marketing que já conhecemos bem (conhecemos bem?) também tem o seu codinome em inglês: Outbound.
A diferença desse marketing para o que dá o nome deste artigo está na ação, ou seja, em como ele é desempenhado.
Enquanto no Outbound é a empresa que vai atrás do cliente, no Inbound é o cliente quem procura a empresa.
Agora que você já sabe o que é e qual a diferença do marketing que você já conhecia, vamos para…
Um bom trabalho de Inbound é dividido, estrategicamente, em 4 partes:
- AtraçãoNessa parte, você deve fazer um estudo do seu público-alvo e quais são os interesses que ele possui. Com isso, você consegue fisga-lo com conteúdo, dando relevância e tornando a sua empresa uma referência no assunto.
-
Conversão
Após conquistar o cliente com assuntos pertinentes, chega a hora de mostrar que além da leitura, a sua empresa pode solucionar o problema que ele(a) possui.
-
Fechamento
Se você ofereceu um conteúdo de qualidade e mostrou que a solução pode estar na sua empresa, é a hora de ir pro ataque, oferecendo o produto e/ou serviço como algo óbvio, algo que transformará o problema impossível em algo solucionado graças ao seu negócio.
-
Fidelização
Você mostrou os problemas, deu as dicas, ofertou e vendeu o produto que iria resolver tudo… Agora, é necessário fazer um trabalho que, se bem feito, pode gerar renda de dois modos: satisfação de quem já é cliente e interesse de quem ainda não é. Quando você fideliza um cliente que já está na sua “base”, ele(a) acaba se tornando uma mídia nova de divulgação. E o melhor: Gratuita!
Se você já sabe o que é e como funciona, tá na hora das…
Dicas para um bom Inbound Marketing!
Há inúmeras dicas para que você tenha sucesso na aplicação do Inbound Marketing, mas decidimos separar as 3 principais, ok? Confira:
-
Capriche no site
Você tem o costume de chamar as pessoas para visitarem a sua casa quando ela está toda bagunçada? É legal comer em um restaurante em que os talheres estão sujos? É agradável receber um atendimento de péssima qualidade?É, as respostas para as perguntas acima parecem óbvias, mas não são. E é isso que acontece quando o seu site está nota 5. Não adianta ter um site “bonitinho”: ele tem que funcionar.Por isso, antes de quaisquer estratégias, tenha um site de qualidade, afinal, os seus clientes, antes de fechar negócio, querem sentir a confiança e beleza da sua página na internet. Ah!, é muitíssimo recomendável a criação e curadoria de um blog também, ok?
-
Conteúdo, minha gente. Conteúdo!
“Ó, compra meu produto porque ele é capaz de resolver seu problema.”, “Adquira já meu serviço e tenha tranquilidade.”, “Que bom que você veio aqui, afinal, estamos com promoção”… Os exemplos de uma comunicação intrusiva, chata e, muitas vezes, falha está nas frases que foram citadas anteriormente.Capriche no conteúdo que vai entregar ao cliente: dê dicas, notícias recentes, alimente debates (sadios), curiosidades e, por último, ofereça o seu produto.Lembre-se que o que você está dizendo, os seus concorrentes dizem. O seu diferencial está no “a mais”, no diferencial da sua empresa.Sendo assim, cuide bem do conteúdo e o entregue com qualidade. Com isso, tenha a certeza: Você estará deixando seu concorrente pra trás.
-
Ouvir e falar
Antes de ouvir é muito importante escutar. Afinal, você precisa saber o que e como falar para ter a sua empresa como amigo do(a) cliente.Depois de falar, está na hora de interagir. Por isso, esteja presente nas redes sociais para “humanizar” a sua marca, mostrando que há uma outra pessoa do lado de lá que está escutando as alegrias ou tristezas do cliente.Além disso, sempre que puder, tenha um mailing para o envio periódico de e-mails, o que acabará por fortalecer a relação empresa-cliente.
Ufa!, o material de hoje rendeu, hein? Mas ainda ficou faltando uma informação: Somos especialistas em Inbound!
Venha bater um papo conosco e tenha a certeza de que a história da sua empresa começará a ser mudada.