Skip links

Branding: Cuide que o filho é seu!

Branding (escreve assim, mas se fala “bruendin”) é um dos passos mais delicados e deliciosos do começa da sua empresa/marca. Se você é pai ou mãe, sabe muito bem como é difícil dar nome ao bebê e, posteriormente, conduzi-lo ao sucesso. A mesma coisa acontece com o nascimento e crescimento do seu empreendimento.

Agora, se você não filho(a), basta perguntar a quem já o(a) tem e ter ideia do quanto é difícil essa tarefa.

Nós, agência de publicidade, já passamos diversas vezes por essa aflição, a da concepção de um novo negócio. E, imensa maioria das vezes, cabe a nós a decisão de qual nome escolher e qual direção deverá ser seguida… pelo filho dos outros!

Porém, com nossos 11 anos de experiência, sabemos bem por onde ir, desviando dos caminhos tortuosos e andando em direção ao sucesso. Mas como não somos egoístas, daremos 3 dicas importantíssimas para a construção e consolidação da sua marca:

Respire, pense, respire de novo…

O segredo de um branding bem feito, sólido, é, antes de quaisquer outras coisas, refletir sobre o que você, ou melhor, seu produto e/ou serviço quer passar ao consumidor. Por isso, é de extrema importância ter um conceito bem definido ou, como costumamos dizer, “amarrado”.

O conceito deve ser o resumo do seu negócio, a mensagem que chegará ao seu cliente e PÁ!, impactará, diferenciando-o dos demais concorrentes.

Sendo assim, antes de começar, saiba por onde, isto é, leia o subtítulo que demos e pratique-o.

Respirou? Pensou? Aja! 

Agora, com a mente limpa e esclarecida, vamos ao segundo passo: a prática do primeiro! Ou seja, bora fazer funcionar tudo aquilo que já foi pensado, repensado, rerepensado…

“E por onde devo começar?”

Já falamos diversas vezes da importância da humanização da sua empresa, isto é, da proximidade que ela deve ter com os seus clientes. E, falando em proximidade, nada mais assertivo do que definir seu empreendimento como se fosse, realmente, uma pessoa.

“Como assim?”

Simples: Cuidando da imagem e do caráter dela!

Sobre a imagem, é muito importante ter uma identidade visual autêntica, pois será ela a responsável para o primeiro contato, o tal momento do “bater o olho e dizer tudo” par ao cliente.  Agora, falando do caráter, é necessário definir o que e como será dito as informações que deverão chegar ao público.

Por isso, saiba como o seu público-alvo age, fala, escolhe, repudia, apoia… Tudo! Sua marca tem que deixar a distância que há entre a empresa e o consumidor, assumindo características como se fosse uma pessoa, e não um estabelecimento frio e sem propósitos.

Respirou? Pensou? Agiu? Sinta!

Depois de ter passado um bom tempo pensado em como apresentar a sua marca ao mercado e como ele iria se posicionar, chegou a hora em que o seu “bebê” já parou de engatinhar, já consegue ficar sentado e começa a dar os primeiros passos.

É nesse momento que o seu lado “protetor(a)” tem que diminuir, afinal, só o seu público pode dizer o que está achando da sua “educação” dada à empresa.

Por isso, fique atento nos momentos bons e ruins: No bons, mantenha; nos ruins, segure nas mãos da sua empresa e ajude na evolução do próximo passo. E vá conduzindo assim, sempre ao lado da sua criança até que ela complete anos e mais anos de vida.

 

Bom, como já dissemos anteriormente, cuidar da sua empresa é igual a cuidar de um filho.

E, na correria de hoje em dia, é necessário deixar as crianças com alguém enquanto trabalhamos, certo?

Por isso, entre em contato conosco que trataremos de fazer sua empresa crescer com saúde, solidez e relevância no mercado.

Leave a comment