fbpx
Skip links

ChatGPT e a profissão redator: poderá ser substituído por IA?

Existem rumores de que o ChatGPT seria o fim dos redatores e outros profissionais que trabalham com a criação de textos, isso seria verídico?

Se acalmem redatores, este não é o fim da linha. Por mais que os textos produzidos pelo Chat GPT sejam muito bem feitos, eles ainda não conseguem identificar o tom de voz necessário para cada cliente e ter as percepções necessárias para criar uma comunicação personalizada.

Além disso, a Inteligência Artificial (IA) ainda não é capaz de desenvolver uma linha criativa totalmente nova. Tudo o que ele tem acesso são os dados que já estão na rede. Ou seja, suas criações são uma junção de diversas referências disponíveis na web.

ChatGPT e a estratégia SEO

Até onde sabemos, o Chat GPT ainda não é capaz de fazer otimização SEO em seus textos. Por isso, os textos produzidos pela IA podem prejudicar o ranqueamento de sites. Além disso, outro motivo que torna o trabalho dos redatores necessário é que o ChatGPT ainda não faz textos totalmente exclusivos. Ou seja, uma empresa que faz o uso da IA para a criação de seus conteúdos pode encontrar similaridade com os textos de outras empresas que partilham da mesma prática.

O que o ChatGPT vai mudar no trabalho dos redatores?

O ChatGPT será uma ferramenta a mais que auxiliará os redatores com ideias e linhas criativas, facilitando o processo de pesquisa. Além disso, a IA otimiza o tempo de produção, fazendo com que o processo criativo seja muito mais rápido e prático. Porém, é preciso que os redatores façam uma curadoria com as sugestões de conteúdo da IA, selecionando o que é válido e o que não faz sentido para seus clientes. Além disso, cabe aos redatores criar com autoridade adaptar o texto com as características do tom de voz da marca em questão, tornando o conteúdo único, exclusivo e autêntico. Além disso, trazer humanização para os conteúdos é necessário, outra questão que ficará por conta dos redatores.

Conclusão

Concluindo, os redatores continuam sendo necessários e de extrema importância, tanto para uma criação humanizada e personalizada quanto para que as estratégias de SEO sejam executadas com êxito. Contudo, podemos dizer que o ChatGPT será mais uma carta na manga para os redatores usarem como fonte de pesquisa e inspiração.

Como andam os conteúdos da sua marca? Já pensou em ter uma equipe especializada em marketing digital cuidando da imagem da sua marca? Fale com a Trammit, vamos pensar na sua estratégia de branding juntos!