fbpx
Skip links

Chegou a hora do meu e-commerce?

Antes de dar algumas dicas valiosas sobre e-commerce, é mais fácil começar explicando o que é. Concorda? Afinal, o que é e-commerce?

 

 

Não parece, mas e-commerce é uma abreviação: eletronic + commerce. Num bom português, “comércio eletrônico”.
Agora que você já tem uma ideia do que é, vamos imergir no assunto.

O e-commerce é, como já dissemos anteriormente, um modelo de comércio que usa as ferramentas que a tecnologia oferece. Ou seja, é feito através de computadores, smartphones, tablets ou quaisquer outros dispositivos eletrônicos em que seja possível realizar quaisquer comercializações de produtos, bens. Bom, você viu que este tipo de comércio é feito pelos dispositivos com acesso à internet. Por isso, é desnecessário dizer que o e-commerce surgiu com a advento dela, né?


Números no Brasil

Segundo pesquisas*:
. 89% dos internautas realizaram, ao menos, uma compra nos últimos 12 meses;
. 4% das pessoas disseram nunca ter feito quaisquer compras online;
. Cerca de 37% das compras/vendas, hoje em dia, de produtos são feitas pela internet;
. 52 bilhões de reais é a quantidade estimada em transações feitas por e-commerce, em 2017;
. 82% das pessoas que já realizaram compras pela internet disseram estar satisfeitas.


Qual tipo de E-commerce combina mais com o seu negócio?

O e-commerce é, literalmente, um comércio, correto? Sendo assim, ele também é dividido nos famosos “grupos”: B2B e B2C.

Ah!, só pra constar: B2B significa business to business; B2C, business to consumer.

Enquanto no B2B a operação pode ser de consumo, transformação, parceria ou revenda, no B2C o fim é, somente, o consumo. Pra ficar mais fácil de entender, o B2B é um capítulo e o B2C é o final da história.

Agora que você já sabe quais são e o que são os tipos de e-commerce, fica mais fácil de responder a pergunta deste subtítulo.


Quais são as vantagens e desvantagens do e-commerce? 

Até o momento, só falamos das benesses do e-commerce. Mas não pense que o comércio eletrônico é um mar de rosas.

Na verdade, se você não tomar cuidado e zelar pela sua “loja virtual”, a imagem da sua empresa pode ficar arranhada, e não destacada.

Sendo assim, preste bastaaaante atenção nas vantagens e desvantagens do e-commerce para o seu negócio.


Vantagens

Custo
Os custos de uma loja virtual são bem menores do que uma loja física, afinal, você precisará pagar conta de luz, aluguel, limpeza, água, etc.

Horário de funcionamento
Os seus clientes irão até você na hora em que acharem melhor, e não no tradicional horário comercial, evitando quaisquer empecilhos do cotidiano. É, o e-commerce pode realizar o seu sonho de ganhar dinheiro dormindo.

Alcance
O número de pessoas que poderão encontrar a sua loja e comprar seus produtos é gigantesco, pois basta o cliente ter acesso a internet, buscar pelo que procura e, tcharã!, achar a sua empresa. Além disso, é possível elaborar estratégias de marketing para tornar seus ganhos maiores, mais assertivos.


Desvantagens

Confiança
Aaaah, a confiança! Ela é grande gigante master plus premium extreme colossal vilã de qualquer e-commerce, pois o ser humano, em sua grande maioria, segue o auditório do Silvio Santos, isto é, “Eu só acredito…veeeendo!”.
Mas, cá entre nós, é compreensível: você não está vendo, tocando, provando ou analisando àquilo que fará o seu bolso ficar menos cheio.
Ademais, infelizmente, há a questão da confiança/segurança na hora de passar os dados. Ou vai me dizer que nunca ficou “meio assim” de colocar o seu CPF, endereço e código de segurança do cartão na hora de concluir o pedido?

 Concorrência
Senhoras e senhores, temos uma coisa óbvia pra dizer. Mas iremos falar mesmo assim: a concorrência no mundo da internet é, absurdamente, absurda. Por isso, se você pensa que é “só tirar umas fotos e colocar preço”, fuja dessa ideia. Para evitar isso, invista no seu e-commerce.
“Como?”

Se você quer um e-commerce de qualidade…

1. Abra a mente e entenda que o comércio eletrônico não é luxo, e sim necessidade;
2. Procure profissionais que saibam o que e como fazer o seu negócio engrenar;
3. Ligue ou mande e-mail pra nós, afinal, estamos aqui pra isso!*Pesquisa feita pela ABComm.

Veja mais nos links abaixo:
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/o-que-esperar-do-e-commerce-em-2018/
https://www.terra.com.br/noticias/dino/tecnologia-corporativa-vai-para-o-e-commerce-mercado-de-r-52-bilhoes,e961504fb5ec258a06a1730def96ca90dj9kyk0h.html

Leave a comment