A história nos mostra que nem toda marca resiste ao tempo. Mudanças no segmento, produtos ou serviços são apenas um pontapé inicial do possível fim. Mas sabe onde muitas marcas pecam com o tempo? Com as mudanças culturais e comportamentais que o tempo traz.
É aí que o tal rebranding surge como uma estratégia para repensar e recriar uma marca de sucesso. Neste caso, é preciso reformular toda a comunicação da marca de forma com que o novo conceito se faça presente e dê um novo norte para as ações desta empresa frente a uma nova realidade.
Afinal, o que é um Rebranding?
Sabe quando você precisa mudar a percepção do seu público sobre sua marca? Pois bem: hora do remarketing. Para isso, devem ser repensados alguns elementos desta marca como nome, logotipo, slogan, identidade visual, entre outros aspectos que podem ser modificados. Com isso, gera-se uma nova perspectiva sobre a marca, dando um novo posicionamento para sua comunicação.
Quais são os motivos para fazer um Rebranding?
1. É, você não é mais o mesmo.
Mudanças de visão e valores da marca podem ser um bom motivo para fazer o rebranding, exigindo que a nova identidade da marca transmita estes novos valores de forma clara e objetiva.
2. Deu ruim. E agora?
Crises de imagem, em alguns casos, exigem que seja feito um rebranding para amenizar os danos causados por uma fase turbulenta para a marca, permitindo que ela continue no mercado.
3. Você não se encaixa mais.
Há também o caso sua marca não fazer mais sentido para a época, exigindo a adaptação de uma mensagem adequada para o contexto atual em que a sociedade se encontra.
4. Quando mudar é preciso.
A marca está partindo para um novo segmento de mercado e deseja adequar sua comunicação para impactar estes novos clientes;
5. Novas cabeças, novas ideias.
A marca está sob nova direção e pretende seguir para um novo rumo.
Acredito que todos esses itens são alguns dos bons motivos para que seja feito uma releitura da sua marca.
Como fazer o Rebranding de uma marca?
O primeiro passo é entender qual é a expectativa do público em relação à marca. Entendendo a fundo o que gostariam de consumir, fica muuuito mais fácil definir um novo rumo a ser seguido.
Ah, mas lembre-se: para que sua ação de rebranding seja um sucesso, é importante escolher uma equipe especializada no assunto.
E aí, bora conversar?
Entre em contato e vamos nessa.