Criar uma marca é um processo divertido e intenso, mas extremamente desafiador. Desde a parte técnica, onde envolve o desenvolvimento e a produção do que você oferece, até lidar com quem faz parte do seu sonho e trabalha ao seu lado no dia a dia. São inúmeros obstáculos, que ficam ainda maiores quando pensamos em como o seu público te enxerga lá de fora: será que você transmite além dos benefícios óbvios do seu produto / serviço?
Pois então, é aqui que o trabalho da publicidade é extremamente fundamental.
Entender a realidade e o universo da sua marca é o primeiro passo para consolidar um posicionamento e, assim, definir os valores e o caminho que irá seguir ao longo dos anos. Essa, na verdade, é apenas uma das coisas que você irá precisar se preocupar para consolidar sua marca diante do seu público – ah, caso a sua marca já exista, pode ser exatamente o que falta para ela brilhar.
Outro aspecto importante que deve ser considerado é a identidade visual. Quantas marcas você associa a determinadas cores ou formas, objetos ou, até mesmo, conceitos e situações específicas? Junto com o posicionamento, a identidade visual irá fixar sua marca e ajudar a fidelizar o seu público.
Quer entender melhor sobre a importância disso?
É muito simples: uma boa identidade visual pode dar vida ou transformar a sua marca, sendo capaz de gerar credibilidade, transmitir seus valores, agregar e, claro, despertar o desejo do consumidor. Ela ainda solidifica o relacionamento entre marca e cliente, já que cria a possibilidade de ser lembrada como nos exemplos que citamos acima.
A sua marca precisa de um rosto, além do nome e personalidade, e a identidade tem esse papel. É, basicamente, o primeiro contato do seu cliente com o rosto e aquilo que você representa como marca.
O que falta para a sua marca?
Ser mais do que você cria ou produz e, de fato, criar uma profundidade que também dê para a sua marca o aspecto que, talvez, seja o mais importante de todos: personalidade. Muitas vezes o que cria ou solidifica a relação das pessoas com a sua marca é a forma como ela atua no mercado, principalmente levando em conta os ideais e narrativas, propostas e conceitos. No final, tudo obviamente se resume a promover aquilo que você faz, mas não existe jeito melhor de alguém te conhecer do que sabendo, primeiramente, quem você é e o que te inspira a fazer o que faz.
Nesse ponto, passamos a perceber que além de dar um rosto para a sua marca, você deve também dar vida e coração. Criar uma conexão com as pessoas é algo extremamente importante e pode fazer toda a diferença na sua relação com seu público.
Se você trabalha na criação ou na consolidação da sua marca há um tempo, pense no quanto seus clientes a conhecem a fundo – que vai além dos produtos ou serviços que ela oferece. Ter uma relação sólida envolve conhecer profundamente o outro lado, estar próximo e fazer parte do cotidiano.
Talvez, o que ainda falta para a sua marca seja o coração e a proximidade com o seu público, dando a chance das pessoas conhecerem aquilo que te move e os valores que te guiam no que faz.
Assim, conseguimos entender que o papel de uma agência de publicidade nesse ciclo é essencial. Planejamento, designers, redatores e cia dão vida ao seu sonho, te ajudam a desenvolver os aspectos importantes que farão parte da essência da sua marca, o conceito que irá guiar seu produto e, acima de tudo, usam o talento e a expertise de anos de estudo para te ajudar a entender quais os melhores caminhos a se seguir em cada fase desse processo.
Com proximidade, atenção e carinho com a sua marca, a Trammit existe para possibilitar que a relação ideal exista e que a sua marca esteja sempre em boas mãos.
Conheça alguns cases de sucesso da agência:
https://trammit.com/portfolio/stellabarros-campanha/