Enfim, o dia tão esperado chegou: você se rendeu a internet e deseja abrir um e-commerce para sua marca. Os internautas agradecem, afinal, nada como poder comprar sem sair de casa, não é mesmo? Mas e agora, por onde começar? Confira com a gente!
Faça amizade com o Google!
Para ser bem ranqueado pelo Google, você precisa provar para ele que tem “algo bom a oferecer”, ou seja, o Google precisa reconhecer a importância do seu serviço / produto no mundo da Internet. De uma forma mais simples, o Google precisa ser útil para o usuário, ou seja, se você quer algo, o Google precisa mostrar algo relevante.
Uma das maneiras de conquistá-lo de forma gratuita (orgânica, ou seja, sem pagar nada ao Google), é criando conteúdos para seu site. Ao criar conteúdos relevantes, você pode ser identificado pelos motores de busca dos usuários, ou seja, o Google faz um cruzamento entre o que os usuários querem adquirir com o que você tem a oferecer, e aí que acontece o MATCH da venda!
Mas para esse Match acontecer, o Google precisa de alguns meses para sondar o território, e ter a certeza que o seu site é do bem!
Por isso a nossa dica é: compre o seu domínio imediatamente, crie um blog e comece a alimentá-lo antes mesmo de finalizar a criação do comércio eletrônico.
Assim, quando o seu comércio eletrônico estiver pronto, você consegue usar o mesmo domínio do seu Blog sem precisar começar do zero, pois o Google já vai considerá-lo um amigo através dos seus conteúdos! Nada como um bom atalho, não é mesmo?
– Mas Trammit, eu fiz o caminho inverso. Criei o e-commerce antes do blog, e agora?
Começando do zero é provável que o Google demore cerca de 3 a 5 meses para começar a ranquear o seu site. Neste caso, invista nas palavras-chave e crie um editorial com base nelas.sso pode te ajudar com os interesses de busca após a aprovação. O Google irá reconhecer a relevância de tal conteúdo e vai começar ranquear seu site.
-Vamos falar de valores?
Chegamos na parte mais temida por todos os empresários: quanto custa? Mas calma, temos muitos caminhos.
Existem plataformas gratuitas como o Wix, e temos o BEST FRIEND do Google (e nosso também) WordPress, que certamente é a plataforma mais amigável para gerenciar o conteúdo de Blogs.
Nesses quatorze anos de vida experimentamos diversas plataformas, e nenhuma delas teve um resultado mais garantido que o WordPress. Por ele ser confiável e fácil de mexer, fica mais fácil gerenciar conteúdo, ajustar SEO e muito mais.
Se você está pensando em ir nessa, você precisa considerar os seguintes valores:
- Valor da implantação e configuração do blog;
- Valor de um servidor rápido e estável
- Valor da criação de layout (cerca de 20% do custo total em caso de e-commerce);
- Programação (cerca de 80% do custo total em caso de e-commerce).
Ficou claro? Esperamos que sim, mas não acabou por aí! Temos muito o que falar sobre e-commerce e, por isso mesmo, fique de olho nas próximas matérias.
Até a próxima!