fbpx
Skip links

#Digitalfobia: afinal, do que você tem medo?

Porque investir em Marketing Digital assusta tanta gente?

Essa pergunta não parece atual, né? Estamos no finzinho de 2020, um ano que se caracterizou por essa enorme pandemia mundial. E o Marketing Digital, que deixava uma pulga atrás da orelha e machucava os resistentes à mudança, se tornou uma estratégia salvadora e fundamental para qualquer negócio.

Mas será que sempre foi assim?

Há 2 anos, em 2018, o Marketing Digital não era uma realidade no Brasil. E quem tá falando isso não somos nós, mas sim uma pesquisa feita pelo Google junto com a the Boston Consulting. Nessa mesma época, diversos países já surfavam grandes ondas no meio digital;

Os dados assustam ainda mais:

A pesquisa apontou que 98% dos negócios não estavam na internet. Agora fica um questionamento: se em 2018 essas empresas soubessem que em 2020 teríamos uma pandemia, será que elas já teriam saído da sua zona de conforto e investido em Marketing Digital? Uma pena não termos uma bola de cristal. Mas ficou a lição.

Mudar dá medo. 

Acreditamos que o medo de mudar pode ser estimulado pela falta de conhecimento. Segundo Dan Reicher, um dos responsáveis pelo estudo, em 2018 as empresas ainda não entendiam direito como que sua empresa poderia ter lucro nesse meio digital. 

O desconhecido assusta.

A falta de conhecimento era tanta que muitas pessoas afirmavam que o Google decidia quem aparecia e se destacava. Ou seja, não havia mérito e nem técnica. Demorou para as empresas entenderam que precisavam saber vender o próprio peixe na rede, com conteúdos relevantes, sites atraentes e que oferecessem uma boa experiência de compra.

Medo ou zona de conforto?

“Mexer em time que tá ganhando? Qual é o sentido?”

Se o time quer continuar ganhando, faz TODO sentido. Não se acomodar, criar novas rotas, novos esforços.

Evitar mudar o seu negócio: até que ponto podemos considerar uma questão de medo ou zona de conforto?

Com o isolamento social ocorrido, as empresas tiveram que se mexer, se transformar e sair da zona de conforto, afinal como chegar até os clientes em meio a uma pandemia?

Acontece que tem uma coisa NINGUÉM pode negar: o mundo não parou porque nossas portas ficaram fechadas.

As pessoas continuaram conversando, fazendo suas compras, trabalhando… e tudo graças a internet. E quem não parou de vender? Quem estava fazendo um bom trabalho por lá.

Aí eu te pergunto:

Se eu procurar no Google o seu produto, será que sua empresa aparece? Ou vai aparecer apenas a do seu concorrente? Sim, estar na internet se tornou uma obrigação de mercado.

A Trammit atua no mercado há mais de 14 anos resolvendo problemas a quatro mãos com nossos clientes, inclusive tudo desse mundo digital. E, empiricamente, podemos dizer que as empresas que já estavam no digital lutando por espaço no mundo virtual foram impulsionadas em meio à crise da Covid-19. E quem não tava, começou toda a trajetória correndo atrás. 

Como dissemos no último Post, a transformação de mercado aconteceu no mundo todo e fizeram com que as marcas precisassem se adaptar aos novos tempos. Mas será que todas conseguem?

Não faça parte dos 70%!

Vamos supor que lendo até aqui você tenha se convencido que transformar a sua empresa para atender o digital é a solução para sobrevivência do seu negócio, OK? 

Resolvendo os problemas? Infelizmente teremos que te dizer, não é tão simples assim.

Segundo uma pesquisa de mercado norte americana, 70% das empresas que tentam uma transformação  para se adaptar às novas demandas e tendências do mercado, falham. 

Assustador não?

Por isso mesmo é fundamental compreender o que está acontecendo com o comércio digital e como o Covid-19 acelerou a migração digital.

Muitas lojas e marcas com existência física já vinham migrando para o mundo online com a finalidade de aumentarem suas vendas. Nesse momento, com a paralisação dos negócios e seu encerramento por conta do Covid-19, existem ainda mais lojas realizando esta migração para o digital. Embora não seja um fenômeno novo, a pandemia pode ter acelerado essa mudança para muitas empresas. 

Então não quer dizer que você passará a frente dos concorrentes, mas sim que você poderá competir com eles, e poder competir já é uma grande vitória.

E para competir você precisa apostar em Marketing Digital para ter estratégias certeiras que conquistem espaço neste meio

Mas calma, não desanime, temos uma injeção incentivo para sua transformação digital

Existem milhões de empresas que tornaram-se bem-sucedidas ao passar pela transformação digital, como por exemplo a Nubank que fez uma ruptura no mercado financeiro, sendo uma startup pioneira dos bancos digitais em 2013. 

O Airbnb que revolucionou o mercado hoteleiro oferecendo novas soluções para de hospedagem, ou a própria Amazon que era apenas uma startup que vendia livros usados e hoje se transformou em um gigantesco MarketPlace se tornando  uma das maiores criadoras de conteúdo original da indústria do entretenimento. 

Todas essas empresas migraram para o digital, e revolucionaram lá dentro.

Gostou?

Esperamos que sim 🙂 

Apesar de uma tragédia ser o ponto de impacto mais forte nessa transformação digital, a mudança é inevitável e uma questão de sobrevivência. Tá precisando de uma ajudinha nessa transformação do seu negócio?

Conta com a gente!