Skip links

Home Office em tempos de Coronavírus: mantenha sua equipe saudável e produtiva.

Como lidar com a rotina de trabalho em meio a esse efeito colateral do coronavírus?

A verdade é que precisamos mudar.
A verdade é que nunca mais seremos os mesmos.

 

Olá, caro leitor!

Normalmente começaria esse post perguntando como você está, mas sejamos sinceros: nada está bem. E nem pra mim, nem pra você e para qualquer brasileiro, mas para toda pessoa do planeta.

Pensando nisso, decidi escrever para te contar sobre algumas medidas que tomamos aqui na agência, e também algumas dicas de como usar esse “período online de confinamento” a nosso favor.


Então vamos nessa!



A partir dessa semana, toda a nossa equipe foi liberada para home office até segunda ordem. Ah, não é um home office padrão da agência, mas um home office-quarentena (te explico mais abaixo como ele funciona).

Essa medida não é somente pela saúde dos nossos queridos colaboradores, mas principalmente para o bem de suas famílias. Apesar da faixa de idade tirá-los do grupo de risco –  entre 20 a 40 anos – já ficou claro o quanto somos disseminadores desse tal corona, não é mesmo?

Podemos ser mais resistentes à letalidade desse vírus, mas podemos passar para quem não tem essa mesma sorte. Muitos tem filhos pequenos, moram com pais, com avós…


Aí vem a questão:

De que adianta todos estarem juntos na agência, se a segurança da família fica em segundo plano?

Será que essa situação garante produtividade e qualidade?


A resposta é bem simples: NÃO!

Para rendermos, temos que estar mais tranquilos, relaxados e nos sentirmos acolhidos. Ano passado me disseram que esse seria o ano da humanidade (assumo que fiquei desconfiado), mas olha aí uma grande oportunidade para mudar o nosso olhar!

Com isso em mente, fizemos um plano para a quarentena. A ideia era minimizar os riscos de quem prezamos, mas também não afetar de forma alguma na qualidade, na atenção, carinho e cuidado com todos os nossos clientes – até porque isso afeta todos os negócios e famílias.

Por isso mesmo vim te contar como estamos liderando isso. Quem sabe te dá até uma ideia para aplicar por aí, tá bom?

 

Horários Fixos:


Na agência somos extremamente flexíveis. Porém, esse é um momento novo.

Agora todos entram às 9h, avisamos saída para almoço, retorno e fim de expediente. É uma forma de estarmos visíveis mesmo sem estarmos presentes.

 

Gestão de Tarefas Online:


Trabalhamos com o iClips, que é um software de gerenciamento de projetos e Jobs. Como ele é online, nossa rotina de trabalho praticamente não muda.

Tem muitos em várias faixas de preço que pode encaixar no seu negócio, como RunRunit, Trello, Operand e tantos outros.

 

Vídeo Conferência:


Sei que nem todo mundo é fã de vídeo, mas precisamos desse novo hábito. Como temos muitos trabalhos em equipe, os vídeos amenizam os ruídos de comunicação, pois escutamos, vemos expressões e tudo mais. É o mais próximo possível de uma reunião comum.

Utilizamos o Whereby, que é gratuito para até 4 pessoas ao mesmo tempo. Ah, recentemente estamos testando o HangOuts, da Google – liberaram, por essa situação, acesso gratuito para reuniões de até 250 pessoas ao mesmo tempo!

Relatórios Diários:


Uma regra nova criada para essa situação foi o report diário de tarefas, o qual cada colaborador entra na nossa landing page e descreve o que foi feito no dia.

Fizemos via RD Station, mas nesse caso você pode fazer um questionário pelo Survey Monkey gratuito, por exemplo.Voltando ao raciocínio: preenchendo, ele avisa o gestor e está liberado.

Isso é para controle? Não somente. A ideia aqui é analisar desempenho individual e de grupo, até para melhorarmos os processos a seguir.

E aí, rolou algum insight por aí para você aplicar?


Acredito que, de todos os males, surgem novas soluções, novas ideias. O brasileiro pode ter vários pecados na sua conta, mas somos um povo criativo e precisamos nos reinventar.

Quem sabe numa dessa aprendemos o real valor do home office, com o colaborador entendendo como lidar com isso e o empreendedor enxergar que isso gera produtividade e economia?

Estamos sendo obrigados a testar esse modelo “inseguro”. Torço para que gere frutos

E por aí, como tem lidado com essa situação? Compartilhe com a gente suas soluções.

Boas ideias precisam ser compartilhadas para não pararmos nosso país e não afetarmos a vida das pessoas.

 

Boa sorte e muita luz para todos nós.

Dan Oliveira
CEO & Founder

Leave a comment