Chegar em uma loja com atendimento frio e despreparado ou ir a um estabelecimento em que o sorriso e seu nome são lembrados a todo instante: Qual você prefere?
Se a escolha foi a loja “morta”, desculpe-nos por termos tomado uns 9 segundos do seu dia ao ler a pergunta acima.
Agora, se a sua escolha foi pra loja amistosa, ufa!, temos muita coisa pra falar.
Afinal, o que é humanizar?!
Ah!, a própria palavra já resume ou dá ideia do que significa, né?
Mesmo assim, achamos válido reforçar o “conceito”.
Segundo o dicionário:
Atribuir caráter humano a; conceder ou possuir condição humana;
Tornar-se civilizado; atribuir sociabilidade a; civilizar-se.
Resumindo, humanizar é fazer com que a sua empresa não seja um quadrado de cimento onde há produtos e pessoas de uniforme ou um telefone que, quando discado, seja atendido, tenha pedido anotado e o entregador leve à sua casa.
Resumindo – parte 2 -, humanizar é aproximar-se do cliente, mostrando que ele não está em um lugar gastando o dinheiro dele (por mais que esteja), e sim em um ambiente que olha no olho, sorri junto e parabeniza pela aquisição do produto e/ou serviço.
Ok, Mas o que devo fazer para humanizar minha empresa?
Como é de costume (e se você não sabe o nosso costume, trate de ler nossos conteúdos, viu?! Hahaha), listamos as dicas para que você aplicar na sua empresa e fazer com que ela esteja, cada vez mais, próxima ao cliente:
Esteja sempre aberto
Calma, não estamos dizendo pra você contratar mais funcionários e ficar aberto 24h, quer dizer, não aberto “fisicamente”. Sim, estamos falando pra você ter, caso não exista ainda, um site e, de preferência, e-commerce. Afinal, àquela coisa de ganhar dinheiro dormindo poderá fazer parte da sua vida.
Por isso, invista bastante nessa disponibilidade ao cliente, pois ela será a responsável por não deixar os clientes que navegam na internet a ver navios (trocadilho leve, ok?).
De funcionário a colaborador
Àquela coisa de “O cliente tem a razão” até faz sentido, mas há outra coisa que deve vir primeiro, isto é, ganha em relevância: seus colaboradores!
Pegamos uma frase do bilionário Richard Branson (àquele britânico loiro que se vestiu de aeromoça em uma voo do próprio avião [Virgin Airlines], de noiva pra uma festa…) que nos ajudará a passar a mensagem e a você entender o que estamos dizendo:
Clients do not come first. Employees come first.
If you take care of your employees, then wull take care of the clients.
Na frase acima, ele diz que não são os clientes que devem vir em primeiro, e sim seus empregados, pois se você “cuida” deles, eles “cuidarão” dos clientes. Faz muito sentido, não? Pois é.
Por isso, seja transparente e, principalmente, humano com seus colaboradores, afinal, isso fará com eles emanem satisfação aos clientes, trazendo a chance de sucesso pra mais perto da sua empresa.
Rede social é vida virtual
Muitas, muitas, muitas e muitas empresas acham que as redes sociais são lugares para que o confete possa ser jogado. E não é bem assim!
Antes de ter quaisquer contas, saiba que não há taaanta diferença assim da vida real. E isso significa que nem todos devem te amar e desejar o melhor.
Por isso, saiba lidar com os elogios e reclamações, ok?
E pra findar, uma dica extra: Sempre que possível, fale com seus seguidores da mesma forma que falaria com seus amigos, pessoas próximas. Você pode não acreditar, mas isso pode ser o diferencial da sua empresa na internet.
Depois dessa aula de humanização da marca, que tal marcar um papo com uma agência de publicidade que é feita de… pessoas?