O contato com o Inbound Marketing e com métodos e estratégias nos possibilita evoluir a cada dia e, com a velocidade da informação hoje em dia, essa evolução se torna ainda mais notável e recorrente. Com isso, as estratégias também tendem a mudar rapidamente, seguindo as tendências e insights, o que torna extremamente importante o olhar atencioso dos profissionais de marketing para o mercado, para essas tendências e para o que o público tem a dizer. Há alguns dias, falamos sobre como podemos identificar tendências na comunicação ou, pelo menos, estar de olho para captar imediatamente as oportunidades e, até mesmo, o potencial de certos conteúdos em se tornar referência para a comunicação ou estratégias.
Hoje, vamos falar um pouco mais sobre os insights para o Inbound Marketing para o ano de 2022.
O que, de cara, podemos perceber, é que os valores mudaram. Estamos falando dos preços mesmo! Não é mais tão simples encontrar um bom profissional por preços extremamente acessíveis, ou então, “freelas” dispostos a executar demandas que se mostram cada vez mais complexas pelos valores até então comuns no mercado. Por outro lado, o trabalho também mudou e a entrega se tornou mais eficiente: com as inúmeras ferramentas dispostas e com os insights trazidos por elas, a qualidade do trabalho também aumentou consideravelmente. Além disso, com um investimento maior é possível executar mais campanhas e ter um alcance maior também, o que dá uma maior liberdade criativa para as equipes testarem estratégias, implementar novos formatos e trabalhar com novos e diferentes canais.
Outro insight importante, que muitas vezes alguns clientes tem uma certa dificuldade de aceitar: qualidade importa mais que a quantidade. Criar conteúdo de maior qualidade e com menos frequência, é mais eficaz! Isso significa que elaborar conteúdos com a maior qualidade possível, mesmo que isso implique em postagens menos frequentes, vai contribuir para uma experiência melhor para quem acompanha o seu conteúdo e a sua marca, o que ajuda a aumentar o engajamento, entregar melhor seu conteúdo e transformar seu público em admiradores da sua marca.
No Brasil, a rede mais popular de acordo com o estudo ainda é o Instagram, que teve um crescimento de 230% apenas nos últimos dois anos. Já a segunda colocação vai para o Facebook, que abraça cerca de 30% dos usuários ativos nas redes sociais.
Além disso, as pessoas querem mais variedade, novos conteúdos e formatos diferentes! O conteúdo estático, por exemplo, já deixou de ser o suficiente há um bom tempo, assim, novos formatos estão conquistando a atenção do público, os e-books, por exemplo.
Isso nos leva para o próximo ponto importante:
Dê atenção aos conteúdos divertidos e interativos.
Seu conteúdo deve ser sempre prioridade, entre as opções que o time de marketing irá oferecer, busque por conteúdos que sejam capazes de transmitir informação, a essência da sua marca de forma leve e sempre através de termos e linguagens acessíveis. Isso, somado aos conteúdos interativos, irá aproximar sua marca do público e aumentar ainda mais o contato e a percepção dos seus conteúdos. Por isso, vale aumentar o investimento em formatos de conteúdo interativo, como quizzes, para engajar nas redes sociais e coletar informações relevantes sobre o público, capazes também de trazer novos insights e ideias estratégicas para o futuro.
Mídias e formatos para o Inbound Marketing
Pensando ainda em eficiência e estratégias que podem transformar a qualidade e ainda oferecer a possibilidade de explorar novos públicos e experiências, fortalecendo sua marca e alcançando mais pessoas, alguns formatos e redes sociais específicas podem ser um bom começo para elevar a sua comunicação. Para isso, preparamos duas dicas importantes que podem fazer a diferença.
Explore o TikTok! A rede social vem batendo recordes e já é considerada a plataforma do momento. Todos já perceberam que o TikTok é o melhor caminho para alcançar essa aproximação com o público. Além disso, o TikTok é cheio de oportunidades, já que o algoritmo é muito mais eficiente que o das outras redes sociais. Com isso, seus vídeos impactam um número muito maior de pessoas, com potencial de atrair um volume superior de seguidores.
Seguindo essa linha, existe um detalhe que, inclusive, é característico do TikTok e consiste também na nossa segunda dica: busque criar vídeos curtos. Sabemos que vídeos menores, diretos e consistentes tendem a ter melhor desempenho. Esses vídeos podem ter uma taxa de retenção de 57%, enquanto os vídeos maiores conseguem ter apenas 10%.
Entre nossas dicas e insights, existe algo que você já colocou em prática e notou os resultados e as diferenças? Se você não sabe por onde começar, considere sempre ter uma agência ao seu lado. A expertise de quem trabalha com isso e vive os dias de olho nas tendências e buscando a melhor forma de se comunicar pode, e com certeza vai, mudar a realidade da sua marca e a forma como ela se comunica com o público.