Por que o 2º domingo de Agosto?
Criada por um publicitário, cuja finalidade era mais comercial do que “social”, a data original, por assim dizer, do “Dia dos pais” era 16 de agosto.
Afinal, esse é o dia em que São Joaquim, pai de Maria (mãe de Jesus), nasceu.
E o Brasil, desde àquela época, é um país com cerca de 81% de sua população seguidora do catolicismo (IBGE – nov/2017), teve carinho por tal escolha e abraçou a escolha do data.
Porém, nos anos seguintes, a data acabou “se deslocando” para o 2º domingo de agosto, com a finalidade de tornar possível o encontro da família, isto é, àqueles almoços e/ou encontros pra reunir todos e tornar a celebração mais completa, festiva.
Vamos aos números!
No ano passado, 2017, as vendas apresentaram uma melhora após dois anos ruins, negativos. De acordo com relatório divulgado pelo Serasa, o comércio teve um aumento de 2,5%. E, aproveitando esse dado, temos outro curioso, obtido na mesma pesquisa: Da porcentagem mencionada, mais da metade (1,3%) foi conquistada de sábado pra domingo.
Ou seja, a nossa fama de “deixar tudo pra última hora” foi mantida com louvor hahaha
No assunto de e-commerce (ou lojas virtuais, caso prefira), a relevância desse “setor” se mostrou ativa, pois cerca de 39% das compras foram feitas por dedos nas telas e/ou teclas, ou seja, pela internet, gerando um aumento de quase 6% (2016) em comparação ao ano anterior e quase 10% (2015) ao retrasado.
Outro dado interessante apareceu na sadia disputa entre o “Dia das mães” e “Dia dos pais”: O número, em valores, foi menor, mas o de transações aumentou.
Isso significa que as pessoas compraram mais coisas no “Dia dos pais”, mas gastaram mais no “Dia das mães”.
Quais presentes são os mais escolhidos?
Claro que a classificação é feita sob relatórios das indústrias, mas vale ressaltar que essa é fonte mais “pura” de levantamento dos dados.
Os setores que se destacaram, em 2017, foram:
. Loja de departamento;
. Moda;
. Bebidas;
. Casa e decoração.
Dicas para vender mais no dia dos pais
Tirando a rima desse subtítulo que ficou bem mais ou menos, o que falaremos a seguir será útil para você alavancar as vendas de seus produtos e/ou serviços.
1. Aposte em kits
Que tal fazer um “combo” de presentes com preço atrativo? Por exemplo:
Na compra de uma camisa social pro pai, a filha ganha X desconto em outra peça;
Levando uma cesta com cervejas artesanais, uma taça personalizada vai no “pacote”.
2. Horário flexível
Bom, você já leu neste conteúdo que deixamos pra resolver as coisas ao 47 do segundo tempo, né?
Por isso, é inevitável trabalhar com horários “fora do convencional”, afinal, muitos filhos saem tarde do trabalho ou têm dificuldade em chegar na sua loja no horário “padrão”.
(Mas, se você tem uma loja virtual, esse quesito fica mais tranquilo, né? Daí a importância de se ter uma página que, na verdade, é a sua loja que “nunca fecha”).
3. Não sabe? Dê um vale!
Ter a opção de vale-presente é valiosa, pois há filhos que não sabem ao certo o que dar para o pai. Com isso, preferem que a própria pessoa faça a escolha do que bem entender e/ou estiver precisando.
4. Divulgue, divulgue, divulgue. E venda!
Do que adianta fazer promoção e não avisar ninguém? Preparar a loja para receber a clientela, sem que a clientela saiba e vá?
Sendo assim, é fundamental divulgar sua empresa e/ou produtos para que os resultados possam vir.
E por falar em divulgação, tá aí o momento em que nós aparecemos para te ajudar.
É, pra essa data em específico é impossível, pois está “muito em cima”. Mas se você chegou até essas últimas linhas, quer dizer que conseguimos vender o que queríamos, isto é, nossa expertise em fazer as coisas acontecerem para nossos clientes.
Entre em contato conosco e vamos, juntos, fazer sua marca crescer!