Skip links

Pense antes de pensar de novo. Depois, aja!


Se dissermos pra você esperar uns 3 dias pra revelar algumas fotos, que podem estar desfocadas ou queimadas ou sem flash, você dirá que estamos loucos?

Aaaah!, mas temos uns 87,4% de certeza de que você sabe bem do que estamos falando, afinal, isso era bem comum em um passado nem tão passado assim.

Bom, se você achou que estamos falando da Kodak, temos uma notícia: É dela sim, mas a má notícia é para os “donos”, e não pra você que acertou em cheio.

Sim, sabemos que ainda há revelações de “rolos de câmera”, mas é uma número muito, muito, muito, MUITO menor do que era antes, pois o serviço caro e demorado de antes é feito em segundos hoje em dia.


“Tá, e o que isso quer dizer?”

Kodak foi a pioneira no assunto de fotografia, ou seja, era referência absoluta no mercado que dominava com uma confortável folga. E já que estamos falando de “coisa antiga nem tão antiga assim”, podemos comparar a história dessa empresa com a história da corrida entre o coelho e a tartaruga.

A história, resumida, é a seguinte:

O coelho desafiou a tartaruga para uma corrida. A tartaruga aceitou. A corrida começou. O coelho se distanciou absurdamente da desafiada e, no auge da prepotência, decidiu tirar um cochilo. Enquanto o coelho dormia, a tartaruga, vagarosamente, passou pelo oponente e venceu a corrida. Fim!)

E nessa odisseia, o coelho começava com K de Kodak e acabou ficando perdendo para as outras marcas, tartarugas da época, acreditando que o império e respeito conquistado jamais seria abalado. Ao contrário do que muita gente pensa – até você mesmo(a), talvez -, a Kodak não “deu de ombros” para o avanço da tecnologia.

Na verdade, foi a própria empresa que criou o “monstro” que a engoliria anos mais tarde, afinal, a companhia, em 1975, lançou uma câmera digital que “revelava” a foto na hora e tinha incrível resolução (pra época) de 0.1 megapixel.

“Se ela era tão avançada, por que ‘quebrou?’”
Simples: Volte pra história do coelho e da tartaruga e reflita!

 

Quais cuidados você deve tomar para não ver sua marca ir pro brejo?

1. Entenda o seu público, desde o que ele sabe até aonde ele nem imagina chegar. Afinal, sua tradição garante a venda e a inovação garante novos clientes;

2. Tenha um setor administrativo/financeiro competente, pois será ele o responsável pelas suas finanças, por saber qual é o tamanho do lucro, o quanto pode arriscar, o quanto uma ideia mal planejada pode trazer de prejuízo… ;

3. Diga verdades a quem você deseja ter consumindo seu produto, já que “falar para diversas pessoas sobre um produto ruim só aumentará a quantidade de pessoas que saberão disso.”;

4. Fique, SEMPRE, de olho no que a concorrência está fazendo e o que está deixando de fazer: tenha como referência o que faz e veja oportunidade no que não faz;

5. Invista em publicidade, pois ela é fundamental para duas coisas: Sabe como mostrar o seu produto e possui a expertise para propor novas ações.

 

Ah!, sabe essa dica aí de cima? A última?
Então… nós sabemos como e qual a melhor forma de fazer a sua marca crescer, crescer, crescer. E continuar crescendo.

Mande uma mensagem ou ligue pra gente: Estamos te aguardando, mas torcendo que você não espere muito!

Leave a comment