Para quem quer empreender: Franquia ou Negócio próprio?

Empreendedores em dúvida sobre franquia ou negócio

 

Quem diz que nunca sonhou em ter o próprio negócio está mentindo ou não entendeu a pergunta.

Sabendo disso, decidimos levantar o debate não sobre essa máxima, e sim sobre qual é a forma mais “adequada” para que esse sonho se torne realidade. Afinal, há duas formas de ser dono(a) do próprio nariz, ou melhor, quase: abrindo franquia ou negócio próprio.

Ambos possuem a famosa dupla “ônus / bônus” e é nelas que nos baseamos para gerar o conteúdo que você está prestes a ler. Pra ficar mais fácil, iremos definir as vantagens e desvantagens de cada empreitada, ok?

FRANQUIA OU NEGÓCIO PRÓPRIO? VEJA QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS

 

FRANQUIA

Franquia

 

1. Vantagens


a. Credibilidade

Essa é, provavelmente, a grande vantagem em optar pela franquia. Afinal, o público já conhece a marca.
Por isso, o negócio não nasce tão novo assim, já que há um tempo de estrada percorrido pela matriz. E, até então, o sucesso parece certo. Mas é bom frisar o verbo da última frase: Parece!

b. Auxílio
Troque de lugar e pense como o “dono da matriz”: Você deixaria qualquer pessoa abrir uma franquia de qualquer jeito e administrar de qualquer forma?
Pois é! Você não ia deixar tudo “largado”, certo? Pelo contrário: Acompanharia de perto no começo e pontualmente com o decorrer dos anos. Afinal, é o seu nome que estaria em jogo, né?
Por isso, outra vantagem da franquia está no acompanhamento da matriz, auxiliando você em quaisquer momentos e evitando os percalços do difícil começo.

c. Expertise
Além da ajuda citada acima, o franqueado tem, a seu dispor, a inteligência que impede erros comuns da condução do negócio. Ao abrir a franquia, você estará sempre um passo à frente, pois contará com a ajuda de quem sabe por quais caminhos seguir.

2. Desvantagens

a. Padronização
É, padronização poderia estar nas vantagens, e não aqui. Em partes.
Ao mesmo tempo que a padronização deixa a franquia com a mesma cara da matriz, a padronização deixa a franquia com a mesma cara da matriz.
Calma, não erramos ao digitar: a repetição foi proposital. O que queremos dizer é que, ao optar pela franquia, você ficará preso(a) a um padrão. Em outras palavras, nada de “vai ser do meu jeitinho”.

b. Imagem arranhada
Lembra, lá em cima, quando falamos que você vai começar com o sucesso “garantido”?
Então, isso vale pra tudo. Ou seja, se a filial ou quaisquer franquias cometerem deslizes, você vai sofrer as consequências.
Um fio de cabelo foi encontrado no hambúrguer da filial no Amazonas? Uma roupa foi costurada em condições análogas ao serviço escravo? A produção dos cosméticos contamina rios?
Não importa: Você também tem culpa!

NEGÓCIO PRÓPRIO


Mulher empreendedora investe em franquia

 

1. Vantagem: Do seu jeito!


Resumimos, no subtítulo, o que significa abrir o próprio negócio. Afinal, é a realização do seu sonho, do seu jeitinho.

As regras serão ditadas por você, mesmo que, no começo, só tenha você para obedecê-las haha
E nesse caso, é até desnecessário colocar outras divisões de vantagens, pois “deixar do seu jeito” já engloba outras, tipo:
Flexibilidade de horário;
Alteração de preços sem necessidade de quaisquer autorizações;
Quer mudar a fachada? Mude.


2. Desvantagem: Incertezas!

Assim como fizemos acima, podemos resumir a desvantagem em uma frase: A única certeza é a dúvida.
Por mais que você estude, imagine, estude, treine, estude e simule, não adianta: Você só vai saber como as coisas acontecem na prática, na hora do “vamo vê”.
E nessa hora, a falta de experiência pode pesar. Na verdade, ela não pode: ela apenas pesa.
Saber lidar com resultados desfavoráveis pode ser dolorido, mas só será “pra sempre” se você não aprender com ele.


E AGORA?

Bom, já demos os prós e contras de cada negócio.
Agora, cabe a você fazer duas coisas: marcar uma reunião conosco para vermos qual é a melhor escolha e dar início ao seu sucesso.
Bora?