Continuando a saga dos “U”, hoje é dia de falar um pouco mais sobre o UI que, num bom e livre português, significa interface do usuário.

TÁ, MAS O QUE É INTERFACE DO USUÁRIO?
UI é tudo aquilo que é perceptível visualmente em quaisquer plataformas e, quando apresenta bom resultado, dá ao usuário uma boa impressão do que viu e/ou interagiu.

Seja por um botão colocado de forma estratégica na home, um menu estilizado ou quaisquer outros tipos de interação que dê um diferencial ao seu site (música de fundo, movimentos coordenados com o mouse…).

 

E QUAL É A DIFERENÇA ENTRE UX e UI?
Essa questão é simples de ser explicada e entendida: UX está preocupado no resultado da experiência do usuário; UI, em como tornar isso possível.

Caso não tenha ficado muito claro pra você, vamos tentar de outra forma: UX é a parte não-palpável da experiência do usuário, é a parte em que a subjetividade é colocada à prova; no UI, inúmeras ferramentas ficam dispostas para que, no final, a boa experiência seja possível.


OK, VAMOS AO QUE INTERESSA: DICAS!
Depois de saber quase tudo, tá na hora de receber as dicas que mudarão o jeito de como você organiza sua página e de como o seu cliente vê o seu site. As dicas, ou boas práticas, que irão te ajudar na criação de uma boa interface são:

1. Facilite a navegação:
Você não gosta de perder tempo para chegar no que quer, não gosta de ficar pulando de página em página? É, seu cliente também não. Por isso, facilite ao máximo, encurtando a distância entre o “Oi!” e “Compre isso”. Ou seja, faça com que a sua apresentação para determinada finalidade seja a mais sucinta e direta possível. Depois disso, se possível, elabore uma chamada para ação, conhecida como call to action;

2. Cuidado com a abordagem:
Falando em call to action, é necessário ter cuidado para que tal técnica não seja exarada, mas que também não passe despercebida: Se houver exagero, cansa e polui a página; Se for pouco usada, é provável que a pessoa que está lendo não entenda qual ação você quer que ela tome;

3. Organização faz bem:
Você prefere ter todas as informações organizadas e em um mesmo lugar? Pois é, o seu cliente também. Por isso, não cometa o erro de colocar informações complementares em infidáveis páginas, já que isso pode – e quase sempre – fazer o cliente desistir no meio do caminho. E aí, tchau oportunidade!

4. Cores ajudam no foco de atenção:
Use, com moderação, o contraste em seu site. Ou seja, opte por cores vivas e que encha os olhos do usuário de magia, e não marasmo.

Bom, essas foram algumas dicas básicas de como ser mais assertivo(a) na comunicação da sua empresa e no envolvimento do seus clientes. E como dissemos no caso do UX, cada negócio é um negócio. Ou seja, há muitas outros caminhos a serem seguidos quando se trata de UI.

Sendo assim, entre em contato conosco e saiba como transformar o seu site em uma experiência agradável a quem o lê.