Caro Leitor,

Aqui quem fala é Fábio, Diretor de Marketing Digital da Trammit!

Escrevo hoje para alertar sobre um dos maiores problemas das empresas que tentam aumentar seus lucros pela internet, no Brasil:

Gasta-se muito dinheiro em anúncios para levar tráfego ao seu site, e, quando consegue ser eficiente nessa etapa, grande parte das vezes o resultado em vendas é frustrante!

Permita-me contar uma rápida história aqui. Na semana passada eu estava estudando com um colega sobre casos de 3 empresários extremamente decepcionados com o resultado de vendas de suas campanhas. Eles fizeram quase tudo certo. QUASE.

Apesar de terem conquistado uma audiência enorme, na etapa crucial da campanha, eles cometeram um erro fatal.

De verdade, minha intenção aqui é que você jamais cometa esse tipo de erro: Construção de Oferta FRACA!

Para explicar o que quero dizer, vou citar aqui os três níveis de estágios de compra de um potencial cliente:

Nível 01: Eu quero comprar…

Nível 02: Eu vou comprar agora.

Nível 03: Eu não posso perder essa chance!

 

Existe uma distância enorme entre o nível 1 e nível 3.

Pare por um minuto, e reflita: das pessoas que estão na sua lista/mailing, quantas gostariam de comprar seu produto? E quantas efetivamente compram?

Muitas vezes, elas precisam de um “empurrãozinho”, algo que faça ela entender que precisa agir (comprar). Está confortável para ela poder comprar hoje, ou semana que vem, ou mês que vem, e não ter nada a perder com isso. Felizmente, existem algumas técnicas testadas e validadas de gatilhos mentais poderosos para esses casos. E eu vou compartilhar agora alguns deles com você.

Um dos mais utilizados (e meu favorito) é o gatilho da ESCASSEZ. Isso porque o ser humano, por natureza, tende a desejar mais o que não tem em abundância. E isso gera valor maior: ouro e diamante, por exemplo, são caros, por um único motivo: são escassos!

 

Agora vou contar a razão de eu gostar tanto do Gatilho Mental da Escassez.

Pegando um caso bem recente: o show da dupla Sandy & Júnior, que aconteceu em Agosto de 2019 no Allianz Parque, onde cabem cerca de 50 mil pessoas. Exemplo clássico, que ativa duas consequências que desejamos ter sempre em nossas ofertas:

  1. Valor Alto: a alta demanda (fãs) para pouca oferta (ingressos) faz com que o organizador possa cobrar um valor alto. Lei básica da Oferta x Demanda.
  2. Rápido, pois vai acabar: Lembra dos níveis 1, 2 e 3 que citei acima? O fã vai diretinho para o nível 3, pois sabe que, se titubear, ficará sem ingresso!

Nesse caso, o organizador do evento cobrou um preço extremamente alto (em relação aos demais shows nacionais), pode abrir datas extras, e vendeu tudo novamente em 30 minutos. Era realmente urgente e valioso → sucesso garantido.

Ok. Mas como criar essa sensação com o seu produto?

Esse é a grande tarefa, e ao encontrar esse ponto, você verá suas vendas dobrarem ou triplicarem, sem mexer nos seus investimentos em audiência/tráfego do seu site/e-mails.

Para fazer isso, o

mais importante é criar uma oferta em que você, ao ler, pense literalmente isso: “quem perder essa oportunidade, é louco”! Sim, a oferta tem que ser FORTE, e também há diversas formas de fazer isso (Bônus, Aula Extra, Grupo de Mentoria, etc).

Nas próximas semanas continuarei esse assunto, dando sequência nesse tipo de abordagem e nas etapas que devem ser trilhadas. Espero que gostem!

 

Agora, quero pedir algo bem simples em troca dessas dicas: gostaria de receber uma mensagem sua, comentando o que aproveitou desse conteúdo que escrevi, dúvidas ou histórias/desafios que encontram em suas campanhas.

Se preferir, pode também me chamar no WhatsApp e falamos diretamente, ok? (11) 97513-5756.

Grande Abraço,

Fábio Monteiro