Antes de começarmos esse bate-papo, você já ouviu falar em Auto Sabotagem?
Sendo prático, é o ato de criar obstáculos e empecilhos – de forma consciente ou inconsciente – que atrapalham na hora de realizar e conquistar objetivos.

Pronto, agora podemos começar!

 

Caro empreendedor (a),

Se você pensa em investir em Marketing Digital, essa matéria foi feita para você. Mas já adiantamos: falaremos sobre tempo x resultados, e talvez isso não te deixe tão animado.

Ah, caso já tenha investido nisso e desistiu no meio do caminho, ela se encaixa muito bem.

 

Após anos de prática no Marketing Digital, notamos um fator em comum:
A ansiedade pelo resultado final é sempre desproporcional ao planejamento pré-estabelecido. Ou seja, muitos clientes perdem a paciência de uma estratégia a médio e longo prazo e querem acelerar o andar das coisas.

 

Precisamos muito falar sobre isso. Pensa comigo: assim como tudo que você busca na vida, há sempre um caminho a ser percorrido – e os resultados só aparecem após uma rotina de “investimentos” persistentes.

 

 

VOCÊ ACORDA, TOMA CAFÉ, ESCOVA OS DENTES E VAI PARA O TRABALHO.

Consigo listar, somente nestas 3 ações, benefícios que surgirão a curto, médio e longo prazo.

– Curto Prazo: o café entrará em seu organismo e te ajudará a despertar e ter mais energia para o começar o dia;

– Médio Prazo: mantendo uma rotina de higienização nos dentes, você terá dentes saudáveis por mais tempo, evitando dores e gastos com dentistas, etc.;

– Longo Prazo: ninguém começa a trabalhar e no mesmo dia fica rico, não é mesmo? Porém, com o tempo, você colherá os frutos que o trabalho diário traz.

Entendeu a lógica? O Inbound Marketing tem exatamente a mesma dinâmica.
Conforme comentamos nas matérias anteriores*, a estratégia possui etapas a serem percorridas e, consequentemente, um período para gerar resultados que certamente você espera.

Lembrando existem muitas variáveis, como especificidades do segmento, tipo de negócio, características da empresa, público alvo (e seu comportamento), jornada de compra, etc.

É muito importante entender todas essas questões e etapas!

 

ENTENDENDO MELHOR PRODUTOS E SERVIÇOS – E SUA JORNADA.

Para definir também a forma de atingirmos nosso cliente, precisamos saber muito bem o tipo de produto/serviço que oferecemos – para assim criarmos a jornada perfeita:

– Produtos de Conveniência: são produtos consumidos com frequência, em que o consumidor não precisa pensar tanto. A aquisição é feita com rapidez, sem comparações e com esforços mínimos. Exemplo: produtos de higiene, jornais etc.

– Produtos de Compra Comparada: são produtos consumidos com menor frequência, cujas características de adequabilidade, preço, qualidade e estilo são comparadas cuidadosamente pelo comprador. Ao adquirir esses produtos, os consumidores gastam muito tempo e esforço na busca por informações e comparações. Exemplo: eletrodomésticos, como geladeira, fogão e micro-ondas.

– Produtos de Especialidade: são artigos de consumo com características singulares ou identificação de marca, pelos quais um significativo grupo de compradores está disposto a fazer um esforço especial de compra. Exemplo: carros exclusivos, iates etc.

– Produtos não procurados: são produtos de consumo que o comprador não conhece – ou conhece, mas normalmente não pensa em comprar. Muitas inovações são produtos não procurados, até que o consumidor se conscientize de sua existência por meio da propaganda. Exemplo: seguros de vida, serviços de propaganda, venda pessoal etc.

Entendeu a diferença? Estas características de produtos e serviços são de suma importância para montar sua estratégia digital! Cada jornada de compra leva um tempo específico. Algumas levam mais tempo que outras. Geralmente, quanto maior for o valor investido, maior o tempo de avaliação do consumidor. Portanto, não desanime. Como já podemos ver, existe uma série de fatores que influenciam nos resultados, certo?

Perante tudo isso, acredito que uma pergunta deve ter surgido em sua cabeça:

“Mas afinal, que tipo de resultado minha empresa espera com a aplicação do Marketing Digital?”

E aí eu te respondo com outra pergunta:

“Há quanto tempo sua empresa está fazendo uma estratégia digital?”

Esperar resultados do dia para noite é irreal. E desistir no meio é com toda certeza SABOTAR O SUCESSO que ela pode trazer. Sabotar os processos é sabotar a si mesmo! Usando como exemplo a estratégia de Inbound Marketing:

 

 

POR QUE O RESULTADO SÓ É POSSÍVEL A MÉDIO E LONGO PRAZO?

O princípio do Inbound Marketing é criar relacionamento, transformando sua empresa em uma autoridade no assunto relativo ao seu nicho. E para criar relacionamento e boa reputação, é preciso tempo – e muito conteúdo!

A boa notícia é que assim que a sua estratégia começa a dar certo, os resultados tornam-se cada vez mais rápidos. Imagine que o tempo para os resultados aparecerem para sua empresa seja de 6 meses, com uma média de 30 leads. No sétimo mês você terá 70, no oitavo 210, no nono 550 e assim por diante. Isso porque o sucesso impulsiona os resultados, diminui os custos das ações e aumenta as vendas!

Então podemos concluir que esta “demora” por resultados sólidos é totalmente justificável e normal!  Até porque, ficar afoito e trocar de estratégia a cada 2 meses, também não vai te trazer resultado, não é mesmo?

 

 

O QUE FAZER PARA TER RESULTADOS MAIS RÁPIDOS?

Essa certamente é uma das perguntas que mais ouvimos. E entendemos a preocupação! Toda empresa precisa de receita para se sustentar, por isso indicamos que haja um planejamento.

O Inbound precisa ser tratado como um investimento, um plus. Esteja ciente que a sua receita vai aumentar após a maturidade da estratégia. E quando ela amadurece, é só correr para o abraço!

Para te animar, segue uma matéria bônus da RockContent com 71 estatísticas que provam a eficácia do Inbound Marketing:

https://rockcontent.com/blog/estatisticas-sobre-inbound-marketing/

Até a próxima!

=)

* Matérias anteriores que falam mais sobre isso:
Receita do Bolo: Como fazer o cliente procurar a empresa, e não o contrário?
Muitos visitantes, mas poucas vendas?
Como funciona o gatilho mental da reciprocidade
Franquias: como expandir com o marketing digital