Caro leitor,

Aqui quem fala novamente é o Fábio Monteiro, Diretor de Marketing Digital da Trammit!

Na minha mensagem há alguns dias aqui no Blog, falei um pouco sobre os principais motivos que levam muitas empresas a não conseguir um bom volume de VENDAS, mesmo tendo muitos visitantes, cliques ou leads.

Em seguida, falei sobre como utilizar o Gatilho Mental de Escassez pode funcionar muito bem para resolver isso!

(Se você perdeu esse conteúdo, antes de continuar esse e-email é importante que leia isso. Então aqui vai uma segunda chance: clique aqui para ler a esse artigo)!

Hoje tem ouro 💰 aqui nesse artigo, pode acreditar!

Agora, queria falar de outra técnica que pode aumentar sua taxa de conversão de visitantes em clientes!

Gostou? Então vamos em frente!

 

GATILHO MENTAL #02: RECIPROCIDADE 🤝

Na semana passada, fui ao mercado no final da noite, apenas para comprar um litro de leite e meia dúzia de bananas. Estava com pressa, mas logo que entrei, havia uma moça oferecendo degustação da cerveja Cacildis.

Ela me perguntou se eu gostaria de experimentar, e me explicou os diferenciais dessa cerveja em relação às demais.

Quando experimentei e fiz uma cara de quem gostou, ela finalizou: “Notei que o senhor gostou. Fico feliz”. E só.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Nem preciso dizer que, antes mesmo de pegar as bananas e o leite, coloquei um fardinho de Cacildis no meu carrinho, né?

Não pensei em nada, apenas comprei a cerveja. Acontece que o ser humano tem uma tendência a querer retribuir àquilo ou àquele que nos gera valor de alguma forma. É natural surgir um sentimento de gratidão ou até mesmo de dívida com quem lhe ajudou.

Só para dar mais um exemplo: nos Estados Unidos um estudo mostrou que enviar um cheque “presente” de 5 dólares junto com uma pesquisa de seguro foi 2x mais eficiente do que oferecer um pagamento de 50 dólares após a devolução da pesquisa respondida.

Pois bem: na internet, não é diferente. A reciprocidade é muito utilizada como um gatilho mental no Marketing Digital, como vou exemplificar a seguir!

 

MAS COMO APLICAR A RECIPROCIDADE NO MARKETING DA SUA EMPRESA?✍

 

Regra #1: Dê informações DE VALOR para seus prospects/clientes.

Não foque apenas nos detalhes do seu produto, mas sim conteúdo que se relacionem com a necessidade. Isso demonstrará que você quer primeiramente resolver a questão, e não necessariamente enfiar seu produto “goela abaixo”.

Regra #2: Ofereça alguma coisa de valor ao seu cliente.

No ambiente digital, você pode fornecer um Guia, Template, Calculadora, qualquer coisa que ajude o seu público em um problema que ele enfrenta.

Mas seja criativo, pense em ações que faça o seu cliente se sentir especial. Por exemplo: um cupom/presente personalizado pelo aniversário de um cliente faz com que ele sinta que foi lembrado pela sua marca, e tem uma chance maior de retribuir/comprar!

Regra #3: Crie Ações de Relacionamento!

Em algum momento da jornada de compra do seu cliente, uma amostra ou teste vai cair como uma luva para ele. Certamente ele ficará grato pela oportunidade de experimentar o produto/serviço sem ter que pagar por isso, e comprar apenas se fizer sentido para ele.

Por quê funciona? Além de demonstrar confiança na qualidade do que você está oferecendo, você ativou o gatilho da Reciprocidade: ele já está grato a você, e esse é meio caminho andado!

→ Para finalizar, gostaria de convidá-lo para assistir um trechinho do filme “A Corrente do Bem”. (Para quem não viu, coloque JÁ na sua lista de pendências!)

Mas esse pedacinho retrata tudo que falamos: as pessoas se sentem obrigadas a retribuir. RECIPROCIDADE.

(Antes de clicar no vídeo abaixo, pegue um lencinho, é sério!)

Em breve voltaremos para falar sobre o Gatilho Mental mais famoso que existe, e que te influencia todos os dias, o tempo todo, sem que você note isso (ao menos, não conscientemente).

Trata-se do gatilho chamado de PROVA SOCIAL!

Fique por dentro do nosso Blog 🙂