“Pense pequeno”.

Esse foi o Slogan usado em uma campanha espetacular da Volkswagen: ela não só a salvou da falência, mas também mudou o jeito de anunciar seus produtos.

Em resumo, era uma campanha direta e reta, sincera até demais. Ela mostrava que o carro não era perfeito, mas era exatamente o que os americanos precisavam naquele momento.

E é a partir dessa diretriz que venho conversar com vocês sobre algo extremamente relevante: o marketing industrial.

Por décadas, as indústria de sucesso “davam tiro de bazuca” no marketing, com campanhas milionárias em mídias de peso. 

Acontece que o cenário mudou: ter um budget gordo não garante que você vai atingir uma grande fatia do mercado. Ou seja, aquela fórmula batida já não mais o mesmo efeito. Está na hora de você abrir a cabeça para novas práticas e tendências, ok?

Você sabia que 71% das empresas que buscam fornecedores, realizam essa etapa pela internet? Foi esse dado expressivo que a Google trouxe, que mostra o quanto o mercado B2B está mudando sua forma de trabalhar.

Outro dado relevante é que esse percentual de consumidores tem o hábito de avaliar o conteúdo online de pelo menos 12 empresas antes de iniciar aproximação com alguma delas. Ou seja, se “pensar pequeno” significa não colocar holofotes na cara do cliente para vender, então pense pequeno e vá longe! 

 

Menos e mais. Será mesmo?

 

 

Não adianta investir rios de dinheiro em campanhas, mídia e eventos sem ter um bom planejamento estratégico de marketing digital, pois a empresa precisa ser atrativa também no momento dessa busca e depois dela também. 

E outra: quando você impacta alguém, o meio digital permite que você se relacione, crie vínculos. Mais do que isso: que você conheça realmente seus prospects/clientes, como seus gostos, hábitos, necessidades, etc. 

Podemos dizer que o criador do Inbound Marketing pode ter se inspirado nessa campanha da Volkswagen: ela evidencia o suposto “problema” e depois, de forma sutil, mostra a melhor “solução”. 

A verdade é que a Volkswagen teve uma ideia para lá de eficiente e inovadora dentro de um cenário nada favorável. Principalmente se levarmos em conta o cenário instável e de transição que as indústrias sofrem no nosso país.

Portanto, o marketing digital tem se mostrado um grande aliado das indústrias, especialmente por ser muito mais econômico – e assertivo.

Ah, não pense que esse texto tem como intuito detonar as práticas de marketing offline.  O que pretendo aqui é convidar você para considerar (e muito) a inclusão do marketing digital no planejamento anual da sua indústria.

Além disso, aprofundando um pouco, os setores industriais possuem produtos específicos que precisam ser detalhadamente descritos para seus consumidores em potencial. Para isso o marketing digital ajuda demais, pois ele possibilita uma divulgação direcionada para consumidores que realmente possuem interesse, e isso cria relacionamento, fidelizando de forma natural e eficiente.

Então pense nisso: talvez esse “pensar pequeno” pode te garantir “resultados gigantes”.