Endomarketing, qual a relevância dele?

 

 

 

 

 

 

 

 

EM CASA DE FERREIRO…

O Endomarketing é importantíssimo, pois, na maioria das vezes, nos importamos mais com o que está fora, e não cuidamos da casa. Em outras palavras, fazemos uma comunicação excelente para os nossos clientes, mas o funcionário não sabe se a empresa abrirá no próximo feriado, se o responsável pelo setor continua o mesmo ou se a empresa dele possui o ISO 9001. Por isso, a comunicação feita “pra fora” tem que ser tão assertiva quanto a “pra dentro. E vice-versa.

Um dos papeis cruciais do Endomarketing é disseminar a cultura e propósito da empresa entre os funcionários. Ou seja, todas as ações precisam estar dentro desse guarda-chuva.
Para ficar claro: não adianta você promover que sua empresa é extrovertida e jovem, sendo que o ambiente é cinza e formal, pessoas usam uniformes sem graça, etc.

Se mesmo depois de falarmos tudo isso você achar que é besteira, pedimos só mais uns 3 minutinhos da sua atenção, pois separamos 4 pontos cruciais que mostram a extrema importância do Endomarketing.

Combinado? Vamos lá:

  1. Vestindo a camisa

Quando você deixa o seu funcionário por dentro do que está rolando na empresa, ele sente, mais do que nunca, uma peça importante, uma pessoa que é lembrada na hora dos avisos. Além disso, quando o e-mail é enviado, um canal de comunicação é aberto. Tal canal pode ser usado para os funcionários ficarem por dentro das novidades da marca, proporem dicas de melhorias e mais um mundo de facilidades que só tende a facilitar a comunicação funcionário-empresa.

  1. A camisa agrada

O funcionário que vê uma empresa transparente e aberta ao diálogo dificilmente terá motivos para insatisfação, já que tais desconfortos podem ser informados e, muito provavelmente, solucionados.

Por isso, com toda essa clareza, o funcionário não sente vontade de abandonar a empresa ou alimentar discórdias dentro do ambiente de trabalho.

  1. A camisa pesa e faz vencer

Se o funcionário sabe o que acontece e sabe que é ouvido, a tendência é a de que ele batalhe para ver a empresa no topo. Afinal, se a “firma” cresce, ele cresce junto. Com o benefício mútuo, as chances de ter uma empresa correndo no mesmo sentido é grande, pra não dizer absoluta.

DICAS DE ENDOMARKETING


Confira algumas dicas que separamos para você adotar na sua empresa e ter um ambiente mais tranquilo e, consequentemente, lucrativo:

– Promova o diálogo para que o funcionário não fique acanhado ou “oprimido”, ou seja, só receba informações e fique impedido de expressar quaisquer coisas. Afinal, diálogo só existe quando um escuta e outro fala. E depois, os papeis invertem;

– Crie eventos em que os setores interajam entre si. Com isso, além de um dia “atípico” na empresa, isso facilita (e muito!) o entrosamento da empresa e o convívio entre os funcionários;

– Lembra do que foi dito anteriormente sobre o crescimento mútuo? Então, ele deve vir dos dois lados. Por isso, sempre que possível, ofereça cursos e palestras para os seus funcionários.