Se você busca informações do mercado sobre comunicação assertiva, já deve ter uma ideia do que é UX. Agora, se não faz ideia do que significam essas duas letras juntas, deve estar se perguntando:

 

O QUE É UX?
As tais letras formam a sigla de User Experience, ou num bom português, Experiência do Usuário. Ou seja, o tal UX é quaisquer experiências que o seu cliente tem ao adquirir o seu produto e/ou serviço.

 

MAS, O QUE É EXPERIÊNCIA?
Segundo o dicionário, a melhor definição para a palavra “experiência” é dada pela filosofia: Todo conhecimento adquirido através da utilização dos sentidos.

Sendo assim, podemos enxugar essa definição em Àquilo que o seu consumidor sente ao ter algo da sua empresa, independente de “como” (tocando, lendo, ouvindo, sentindo o gosto…). Ou seja, é a sensação que a sua marca desperta no seu público.


COMO É POSSÍVEL DESPERTAR OU FAZER A EXPERIÊNCIA ACONTECER?
Por estarmos no meio digital, daremos dicas de como otimizar o seu site, ok?
Após ler e pesquisar muito sobre, decidimos resumir as dicas em 3 tópicos.

Bom, chega de enrolação: Vamos ao que interessa!

 

. Menos é mais
Sim, sabemos que esse é o cliché dos clichés. Mas foi necessário para enfatizar a “ideia”.
O conceito de “Menos é mais” faz mais do que sentido: Faz a diferença!
Pra que fique mais claro para você, temos um exemplo:
Há dois sites de empresas distintas, mas que trabalham com produtos concorrentes. No site da empresa X, as informações estão bem distribuídas, claras e objetivas. Agora, no site da empresa Y, é um show de informações “encavaladas”, inúmeras cores e um monte de frases espalhadas pela home.

E aí, qual você prefere?
Em sã consciência, você deve ter escolhido a página da empresa X. Ou seja, ficou claro o que queremos dizer com a necessidade do “menos é mais”, né?

 

. Seja bem-vindo(a), cliente
Você consegue imaginar uma empresa sem um site hoje em dia? Agora, você consegue imaginar o quanto é difícil se destacar nesse oceano de páginas? É, podemos dizer que é muito difícil ter a atenção do cliente. Mas o difícil está longe do impossível.

Uma das técnicas que te auxiliam nessa busca incessante é SEO. De uma forma bem resumida, essa ferramenta é usada pelo Google para localizar os conteúdos mais relevantes de um certo assunto e colocar a página em destaque.

Por isso, na hora de elaborar os seus artigos ou divulgar notícias da sua empresa, busque seguir algumas táticas para que o seu site fique bem “ranqueado”. Com isso, o cliente consegue ter uma experiência de uso, já que encontrou um material de qualidade, o que pode fazer da sua página uma referência em determinado assunto.

 

. Facilite as coisas
A velocidade do mundo hoje é absurda. E disso você já sabe!
Por isso, a pessoa que acessa o seu site não quer perder tempo “decifrando” o que está nele, isto é, ela quer o mais fácil e simples para que possa ter as informações de que precisa o mais rápido possível.

Sendo assim, pense e faça um site que não exija “esforço” para quem irá acessá-lo.
É claro que há muitas dicas a serem dadas, mas preferimos não citá-las, pois cada mercado exige algo distinto. Por isso, não é possível padronizar todas as informações necessárias para cada tipo de empresa, de nicho.

Mas tem algo que podemos fazer: Agendar uma reunião com você, entender a sua empresa, propor e aplicar as melhores técnicas de UX para o seu negócio.

Que tal?