Skip links

Como planejar a volta ao trabalho presencial durante a pandemia?

Senhoras e senhores, estamos de volta!

Após meses confinados e em home office coletivo, voltamos a trabalhar presencialmente.  Foram duas decisões muito difíceis, parar e voltar, mas ambas foram importantes e necessárias para o presente e futuro da agência e toda nossa equipe.

Está bem claro que a quarentena foi e tem sido um momento de muito aprendizado para todos, principalmente para empresas que precisaram se adaptar “correndo” para cumprir o isolamento. Resumindo? Uma loucura: home-office, gestão remota, metodologias ágeis, cuidados com a saúde física e mental, cultura do aprendizado contínuo e, claro, a tão importante presença da humanização.

Mas aos poucos tudo começou a voltar ao normal, nos adaptamos e inserimos novos meios de convivência perante a esta pandemia, porém sabemos que o medo ainda é grande, afinal existe a necessidade de uma adaptação para que todos permaneçam em segurança.

Mas para as empresas que adotaram o Home-Office nesta quarentena, e que agora se encontram com a possibilidade de um retorno, com certeza fica o dilema: escritório ou casa?

Essa decisão deve ser avaliada com calma, de forma estratégia. Isso porque, diferente do confinamento, este retorno precisa ser planejado, pois existem normas que devem ser cumpridas, e isso envolve muita análise, pesquisa e estudo de como aderir este novo cenário ao seu negócio.

Para te ajudar nessa reflexão, vamos dar alguns direcionamentos que foram aplicados por aqui, tá bom?

Aquele bate-papo com a equipe!

Não se esqueça: antes de tomar qualquer decisão, converse com cada membro da sua equipe em particular. Assim como o home office não é simples para todo mundo – tem gente que mora com muitos parentes, outros com dificuldade de internet, vizinhança, entre outros – a volta também não é somente um apertar o botão.

Se você quer potencializar seu time nessa situação, é preciso um olhar bem humano a condição de cada um e como cada um pode colaborar nessa mudança. Por isso mesmo, esteja aberto para um bate-papo, conheça todas as condições e escolha a melhor opção para todos.

Além dos diversos cenários, tenha em mente que mudanças geram resistência, algumas pessoas sofrem mais do que outras, por isso ter esta troca no bate-papo é tão importante, pois neste momento de insegurança o colaborador precisa se sentir acolhido e, de certa forma, seguro para enfrentar esta mudança.

Por onde começar?

Com a chegada da pandemia, o Ministério Público do Trabalho pediu, entre outras coisas, que as empresas pudessem “organizar o processo de trabalho para aumentar a distância entre as pessoas”. 

Se você pretende retomar ao escritório físico, não ignore essas exigências, principalmente se o local de trabalho não fornece um distanciamento adequado entre os trabalhadores.

Neste caso existem duas possibilidades: horários/dias alternados entre a sua equipe ou uma casa nova, com um ambiente que atenda todas as normas e necessidade, como distanciamento, higienização e sinalizações!

Novas tendências

Conviver em equipe não é mais a mesma coisa. Voltar ao escritório não significa voltar ao normal, mas sim em criar condições novas e adequações para isso ser possível.

Lembre-se: a saúde precisa estar sempre em primeiro lugar, ou seja, você deve levar todos os fatores possíveis em consideração para o retorno.

Entre eles:

  • Adesivos de piso com indicação do distanciamento entre pessoas nos elevadores, recepções e portas de entrada;
  • Álcool em gel para mãos disponíveis para uso, espalhados por todo o perímetro da empresa, principalmente em locais de grande circulação;
  • Ter um distanciamento de cerca de 1,80m entre as pessoas em locais como refeitório, mesa de trabalho e salas de reunião;
  • Banheiros com uma rotina de limpeza redobrada ao longo do dia;
  • Divisórias retráteis;
  • Kit de Materiais para recepcionar os colaboradores, como máscaras, canecas/copos individuais, etc.

Boas-vindas

O reencontro sempre é incrível. Aproveite esse momento sensível e faça uma boa reunião de boas-vindas. É a hora de reativar a energia do seu time, além de passar todas as indicações e instruções de convivência nesse novo momento. 

E, principalmente, mostrar para seus colaboradores que você pensou em tudo para que essa volta seja a mais segura possível.

Gostou? Esperamos ter ajudado com nossas dicas, porém se você está precisando de um direcionamento maior, entre em contato conosco. Vamos adorar te ajudar 🙂

Até o próximo post!