Skip links

E-mail Marketing: As Melhores Práticas #03 – Dicas Avançadas

Bem-vindo à etapa 3 da série de E-mail Marketing que Vendem!

Antes de avançarmos, que tal uma retrospectiva de tudo o que já vimos para relembrar, fixar e reforçar? Então vamos lá?

e-mail marketing que vende

 

1ª Etapa: Conteúdo de qualidade direcionado para seu público e com e-mail bem estruturado = fugir do SPAM! (para ler, clique aqui)

 

Aposte FORTE no conteúdo, e na parte estética do seu e-mail marketing. 👁

Apesar de apresentarmos esta etapa como a parte “básica” de um e-mail, cada elemento influencia para que você tenha bom desempenho em seus disparos.

 

2ª Etapa: Relacionamento, periodicidade de envio e equilíbrio!  

(para ler, clique aqui).

 

O cérebro da operação  🧠

Aqui ficamos com toda a parte estratégica: como não perder o timing e cair no esquecimento do cliente, mas também evitar envios excessivos de e-mails, segmentar e cuidar da base de leads, usar uma ferramenta adequada para disparo de emails e muito mais.

É de suma importância que essas duas etapas aconteçam com perfeição para evitarmos essa terceira etapa: OS RELATÓRIOS DE ERROS!

Mas antes você precisa entender a importância em diferenciar entrega x entregabilidade:

 

  • Entrega de email

Significa quantos e-mails foram entregues, ou seja, os que não sofreram nenhum tipo de bloqueio no caminho.

Mas isso não significa que ele chegou até o cliente, pois não conseguimos saber para onde mensagens foram direcionadas: para a caixa de entrada ou para o Spam. Ou seja, você pode ter uma taxa de entrega de 100%, mas todos os emails podem ter chegado na caixa de Spam.

 

  • Entregabilidade 

A entregabilidade é um processo mais refinado. Refere-se ao conjunto de configurações e estratégias baseadas em boas práticas e reputação de IPs e domínios de envio que atribuem ao remetente a habilidade de atingir a Caixa de Entrada dos usuários.

Por isso, após disparar um e-mail para a sua base de contatos, você SEMPRE (e isso é uma ordem) irá analisar os seguintes erros retornados do seu relatório: erros temporários (soft bounces) e/ou erros Definitivos (hard bounces).

*Bounce*, caso não saiba,  é o termo que usamos quando um e-mail não é entregue a determinado destinatário, tudo bem?

 

  • Erros temporários (soft bounces)

Nos casos de erros temporários, é necessário analisar as situações, pois como o nome já diz, é temporário. Isso quer dizer que em algum outro momento, haverá a possibilidade do e-mail marketing ser entregue. Por isso mesmo o relatório deve ser avaliado, e aquele caso não deve ser descartado.

Seguem exemplos:

Caixa Cheia

Significa que o usuário pode limpar sua caixa ou comprar mais espaço para armazenamento, e em outro momento você conseguirá enviar um e-mail marketing à ele.

Bloqueio Anti-Spam: 

A categoria de bloqueio anti-spam é para os contatos que possuem um bloqueio interno de seu domínio, IP ou até conteúdo que pode estar em sua mensagem. Os bloqueios por domínio ou IP normalmente estão relacionados à sua reputação.

Como por exemplo: receber muitas denúncias de spam ou até mesmo enviar muitos emails para contatos que são inválidos, pois o não tratamento de sua base de contatos também é visto como algo negativo para os provedores de e-mail.

Neste caso, antes você precisa tratar a sua reputação ao tentar um novo contato!

Conta indisponível, Servidor indisponível, Falha na entrega

Esses tipos de erros temporários são retornados quando tentamos entregar uma mensagem para um destinatário e sua conta de e-mail (ou até mesmo o provedor de todo o domínio do qual você está enviando) está indisponível e não responde em tempo aceitável. 

Normalmente estes erros ocorrem quando o serviço de emails de um cliente está passando por alguma manutenção, instabilidade ou a conta e-mail está sendo descontinuada por falta de acesso.

Em caso de manutenção ou instabilidade, ele voltará a receber. Então não desista!

 

Erros definitivos (hard bounce)

Os erros definitivos são mensagens que informam que, mesmo se for realizado novo envio com exatamente a mesma configuração ou sem realizar os tratamentos apontados no código do erro retornado, a mensagem não será entregue. 

Ou seja, em todos esse casos antes do reenvio, faça os tratamentos apontados ok? 

Conta Inválida

Ao tentar realizar um envio para o endereço de e-mail, o provedor de destino respondeu que a conta de e-mail é inexistente. Às vezes esse erro pode ocorrer:
– Devido a um erro de digitação no momento de cadastrar o contato;
–   O contato está há muito tempo sem acessar a caixa de e-mail e o provedor encerra sua conta;
– Até uma pessoa sai de uma empresa e o administrador remove sua caixa de e-mail.

Não autorizado (Groups)

Normalmente nas empresas são criados grupos fechados de emails, que somente alguns endereços de remetentes ou do próprio domínio da empresa podem enviar mensagens à eles. Então, caso o seu remetente não esteja autorizado, dificilmente você conseguirá entregar mensagens à contatos que retornem esse erro.

Domínio inválido

Esse erro é retornado quando tentamos localizar a caixa de e-mail de um domínio e temos a resposta que o domínio não existe.

O melhor a se fazer é analisar os relatórios e limpar da lista todos os e-mails que apresentarem erros que não podem ser tratados, assim você vai construindo sua própria base de e-mails saudável e eficaz.

Quer mais conteúdo sobre Bounces? Sugiro a leitura esse artigo do nosso parceiro RD Station.

Gostou?  

 

Chegamos a etapa final desta série, mas é só o começo! Então fique de olho, pois não paramos por aqui, tá bom?

 

Até a próxima =) 

Leave a comment