Skip links

E-mail Marketing: As Melhores Práticas #01 – Dicas Básicas

Se você está aqui, já sabe que o e-mail marketing funciona (e muito).

Mas será que você está fazendo tudo certinho? Acompanhe algumas dicas para otimizar seus resultados!

Você sabia que cerca de 270 bilhões de e-mails são enviados todos os dias no mundo e, até 2021, a expectativa é que o número de envios chegue a 320 bilhões?
Sabe o que isso significa? A disputa por atenção é extremamente concorrida, ou seja, você precisa caprichar na qualidade do conteúdo. Mas não é só isso: precisa ficar atento a todo o passo-a-passo estrutural para garantir uma campanha de e-mail marketing de sucesso.

Assunto para dar e vender, não  acha? Por isso, faremos posts separados, abordando dicas básicas, intermediárias e avançadas, ok?

Dicas Básicas: Aposte forte no conteúdo da campanha!

Falaremos sobre o conteúdo e tudo que envolve a parte “estética” para um bom desempenho.  Siga a receita que é sucesso na certa, tá bom? Vamos lá! 

 

1. Corpo do e-mail:

Todo cuidado é pouco: a escolha do texto e imagens utilizadas  devem evitar que os seus e-mails viagem diretamente para a caixa de spam.
Por exemplo, você provavelmente já recebeu algum e-mail que apresentava o seguinte alerta: por motivos de segurança, as imagens não foram exibidas. 

Esse tipo de aviso passa desconfiança para o usuário, principalmente se a sua mensagem tiver “texto + imagem” em um mesmo bloco. O ideal é que você separe o texto das imagens em blocos, pois caso esse alerta aconteça, seu texto não é comprometido!

Mas vamos combinar uma coisa? E-mail é lugar de texto, ok? Esqueça aquela ideia ultrapassada de colocar uma imagem grande colada no corpo do texto só porque fica bonitinho. Lembra que o foco é a mensagem chegar ao remetente? 

Com esse tipo de prática, certamente seu e-mail será ignorado, deletado ou até pior: marcado como spam. E, uma vez marcado como spam, meu caro, as chances dos outros destinatários irem automaticamente para o lixo eletrônico só aumentam.

Resumindo, invista em algo que agregue valor para os seus potenciais clientes. Entenda o seu público e busque abordagens interessantes e que agreguem, como entretenimento, ensinar algo novo, etc. Lembre-se do que falamos no começo do texto, tá? A concorrência por atenção é grande!

Ah, importante: aposte em gatilhos mentais, como por exemplo, o de escassez ou da reciprocidade.

 

2.Revisão

Atenção! A nossa língua exige um processo de humildade extremo. Além das chances de erro de digitação, a atenção com a gramática e construção das frases é crucial para uma boa comunicação. E, claro, o texto precisa ser leve e dirigido para o público alvo. 

Uma dica para revisão é sempre passar para uma segunda pessoa, ou seja, alguém que não esteja envolvida com o conteúdo feito. Isso ajuda a entendermos se a mensagem está clara e também facilita os ajustes gramaticais.

 

3.Estimule a interação

O e-mail marketing é uma ferramenta de comunicação e relacionamento ou seja, o foco é gerar interação, concorda? Então é simples: não envie para a caixa de entrada alheia, aquilo que você marcaria como Spam!

Ou seja, não inclua só promoções e ofertas. Crie conteúdos que estimulem o leitor a querer sempre abrir o seu e-mail.  A ideia é fazer com que o leitor espere ansiosamente pela sua próxima mensagem.


4.Nome de remetente

Considere o nome do remetente como parte do conteúdo, pois ele aparece junto com o assunto da mensagem. Digo mais: o remetente é a sua porta de entrada, já que é por ele que o usuário reconhece de onde veio aquele e-mail marketing, e, consequentemente, se quer realmente ler.

Por isso mesmo procure usar nomes que passem confiança e facilitem essa identificação. Por exemplo,nome do seu negócio e nome de pessoas acompanhado pelo nome da empresa.

 

5.Use domínio próprio

Assim como o remetente, utilizar um domínio genérico pode afetar a confiança entre sua empresa e o consumidor. E para te convencer disso, basta uma pergunta: como consumidor, qual e-mail você teria mais segurança para abrir, fabio.monteiro@trammit.com ou fabio.monteiro@bol.com.br? O domínio gera também mais autoridade.

Pois é! Seja por uma questão de branding ou de entregabilidade, opte pelo domínio próprio!

 

6.Opte por templates HTML

Utilizar templates HTML é uma solução, tanto para deixar o design do seu e-mail mais atrativo, quanto para evitar que as imagens sejam bloqueadas. Templates de HTML são modelos já prontos, em que você pode customizar com a sua mensagem.

Porém, vale ressaltar que HTML malfeitos podem fazer com que sua mensagem seja marcada com spam e que por não ser apenas texto, ele acaba tendo uma taxa de cliques menor.

 

7.Mobile Friendly

Por último (e não menos importante… aliás, talvez o mais importante): SEJA Mobile Friendly! Todos sabemos que o mobile está dominando tudo e, com toda a certeza, o seu potencial cliente abre mais e-mails pelo próprio celular do que pelo computador. Por isso, se você nem sequer entende o que esse termo significa, pode ser que o seu e-mail não esteja apto para ele. Complicado? Calma que vamos explicar!

Todos nós sabemos que um computador e um smartphone (ou tablet) são dois dispositivos completamente diferentes.

Dimensão da tela, orientação  (a tela do monitor é horizontal, e a tela do smartphones é vertical)… Fora tantas outras questões que criam cenários online diferentes para os usuários. No celular, por exemplo, a pessoa tem mais dificuldade em entrar em páginas com muitas imagens, pois usa conexão móvel e isso consumiria muitos dados (além de demorar mais para carregar), etc.

Com isso, se você envia constantemente e-mails que não se adaptam às telas menores, já imagina o que acontece, né? Com o tempo isso tem a possibilidade se tornar um sinal negativo para os provedores de e-mail e pode prejudicar a sua entregabilidade.

Por fim, lembre sempre de usar templates HTML que são responsivos e evite imagens muito grandes ou fontes muito pequenas que sejam difíceis de visualizar em dispositivos móveis.

 

RESUMINDO:

Conteúdo de qualidade direcionado para seu público e com e-mail bem estruturado. Fuja do SPAM!

Como prometido, hoje foi dia de muito conteúdo de qualidade. Gostou?
Fique de olho nos próximos capítulos desta série de dicas para e-mail marketing!

 


Até breve =
)

Você sabia que a Trammit foi finalista no Prêmio Agências de Resultados 2019?

Clique aqui e saiba mais sobre essa conquista: Top 10 agências do Brasil, na “Categoria Especialista em Vendas”!

Leave a comment