fbpx
Skip links

“Ah! É a música do Tik Tok?!”

Você já escutou uma “música de Tik Tok”.

Exato! E não importa se você se considera, ou não, um “tik toker”.  Provavelmente a música que você tem escutado a todo momento passou pelo filtro de qualidade deste App.

 Um exemplo? Bruno Mars e Anderson .Paak. Os dois participaram do lançamento da música “Leave The Door Open”, com autoria do grupo de R&B Silk Sonic (formado pelos dois músicos em 2021).

É só você abrir o aplicativo, arrastar 4 ou 7 vídeos para cima que ela vai estar lá, em um vídeo que não necessariamente seja relacionado ao universo da música (a galera é criativa).

Para se ter ainda mais ideia do poder desse compartilhador de vídeos curtos, o hit “Dreams” (lançado há 40 anos atrás), do cantor Fleetwood Mac, alcançou a vigésima primeira posição da Billboard porque um usuário do Tik Tok fez um vídeo divertido com ela. 

Apenas andando de skate! Então já é fato que a plataforma de vídeos de até 15 segundos vem conquistando rios e mais rios de pessoas.

São mais de 732 milhões de usuários (até a criação deste Post Blog),  E até influenciando outros apps, como o próprio Instagram, que lançou o formato Reels de conteúdo – que é praticamente uma cópia do seu adversário – e o novato Kwai.

Ma até onde vão dar essas novidades? O Tik Tok logo vai cair em desuso? As empresas já têm noção do poder de alcance que ele proporciona? Vamos ver!

Coreografia de música de Tik Tok

Música de Tik Tok, Público de Tik Tok

O pessoal é ligeiro… já estão utilizando o app como base de lançamento de singles e até de clipes!

Foi o que fez a cantora Doja Cat, que criou o videoclipe “Say So” utilizando as danças criadas pelos usuários do Tik Tok ao escutarem a sua música. O que demonstra que o imenso mercado musical já está apostando as suas fichas em outros tipos de mídias sociais. Não deixando de lado as Top Trends, como o Spotify, que há algumas semanas atrás teve as suas 3 músicas mais ouvidas vindas de onde? Das “músicas do Tik Tok”.

Não à toa, a estimativa de usuário médio que abre a plataforma é de 20 vezes ao dia. E segundo a Business Insider (em 2020), 42% do público alvo ativo possui idade entre 18 e 24 anos (geração Z), 17% entre 13 e 17 anos e, por incrível que pareça, 7% de tiozões acima de 45 anos deslizando o dedo na tela. Em média, cada um tik tokeando uma hora e meia por dia. 

E sobre os negócios?
E quanto aos negócios? Quero anúncios!

Opa! O nome é Tik Tok for Business

Tendo como chamada publicitária a frase “Don’t Make Ads. Make Tik Toks”, a plataforma de marketing do app dispõe de ferramentas para a elaboração de anúncios na própria rede social, que também utilizam vídeos curtos.

Ela tem funções similares às outras ferramentas de gerenciamento de anúncios: você pode definir o seu público-alvo levando em consideração a demografia e, pasme, até o preço do aparelho que o usuário utiliza.

A empresa por trás do App fez um levantamento que chegou aos 70% de pessoas que já fizeram compras sendo direcionadas por propagandas no aplicativo. E se tratando de música, a situação é outra. É TRÁFEGO ORGÂNICO!

É música de Tik Tok. Eu posso provar!

Posso provar isso ao vivo

Acabei de abrir o Tik Tok, rolei algumas vezes e ouvi, exatamente, 5 vezes a música “Não, não vou” da cantora de sertanejo Mari Fernandez. Atualizando: 8 vezes! E coincidência ou não, há dois dias atrás (levando em consideração a data de produção deste texto) o hit sertanejo ficou em segundo lugar no “Top Viral” do Spotify.

Então você já sabe BEM onde lançar uma música sua! Só não se esqueça de criar uma coreografia pra ela.

O mundo está mudando!

É, amigo(a), o mundo está mudando

Já faz MUITO tempo que não vemos as mídias tradicionais em destaque no mundo do marketing e da publicidade.

Se você pesquisar agora no Google “mídias digitais mais utilizadas”, você verá a seguinte lista:

    • LinkedIn;
    • Pinterest;
    • Twitter;
    • TikTok;
    • Snapchat (será?)

É claro que existem outras redes sociais que entram muito bem obrigado nessa lista. A questão é que o Tik Tok subiu escandalosamente em muito pouco tempo. E pelo jeito já tomou o lugar de todas as redes sociais que se quer pensaram em ter o DNA da música em seus dados.

Isso quer dizer que o Tik Tok veio para ficar e revolucionar o universo musical.

Tudo é música de Tik Tok!