fbpx
Skip links

Propagandas inesquecíveis: comerciais que marcaram época

7 propagandas inesquecíveis da televisão brasileira

Hoje falaremos sobre uma das principais ativações de marketing que as marcas utilizam desde os tempos primórdios da televisão até hoje. Algumas propagandas são tão bem feitas que ficam gravadas em nossa memória por anos, tornando-se inesquecíveis. 

Confira abaixo algumas das propagandas mais memoráveis de todos os tempos:

1) Brastemp – “Não é assim uma Brastemp” (1996)

Propaganda "Não é bem assim uma Brastemp"

O bordão “Não é assim uma Brastemp”, criado pelo Grupo Talent, com direção criativa de Ana Carmen e Mauro Perez, ficou eternizado na mente dos brasileiros. 

Sobretudo, a frase foi um sucesso tão grande que se tornou até um ditado popular para se referir a algo que não é tão bom (quanto uma Brastemp).

Posteriormente, a campanha foi tema da marca por um longo tempo, se estendendo até 2003. Inclusive, recentemente, a Brastemp voltou a utilizar o bordão ao lado de memes em uma campanha digital. Na época deste hit ainda existiam outras propagandas que fizeram história, como a campanha dos Bichinhos da Parmalat, muito fofinhos, lembra? 

Vídeo: Brastemp Campanha 

2) Twix – “Biscoito, chocolate, caramelo” (2006)

Propaganda Twix Biscoito, chocolate, caramelo

Essa frase também virou febre. Por onde passasse na época, era possível ouvir alguém falando a frase, que se popularizou na propaganda na qual 3 jovens com cacoetes (tiques nervosos) se encontram e criam a combinação “biscoito, chocolate, caramelo”. 

Contudo, a campanha “Gritos”, criada pela AlmapBBDO em 2006 para divulgar o chocolate Twix foi um sucesso enorme em todo o país. 

No mesmo ano, inclusive, também houve o lançamento da campanha da Volkswagen “com Pelé, o Gol que você sempre sonhou está nas concessionárias”.

Vídeo: Comercial Twix biscoito caramelo e chocolate

3) McDonald’s – “Big Mac: dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles, num pão com gergelim!” (2003)

Propaganda Big Mac: dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles, num pão com gergelim

Em primeiro lugar, aprender a cantar a musiquinha do lanche mais popular do Brasil virou praticamente uma obrigação na época. Imediatamente, a propaganda fez um sucesso tremendo e contagiou pessoas de todas as idades.

Aí vai uma curiosidade: o jingle com os ingredientes do Big Mac foi quem deu o nome ao “molho especial”. Isso mesmo: antes do comercial ele não tinha nome.

Contudo, no Brasil, a música começou a ser veiculada em 1983 e, com o passar dos anos, ganhou diversas versões, além de promoções: se o consumidor conseguisse pedir o Big Mac listando ou cantando todos os ingredientes, ganhava uma torta de graça! 

Vídeo: Big Mac, dois hambúrgueres (…)

4) Dolly – “Dollynho, seu amiguinho” (2004)

Propaganda Dollynho seu amiguinho

Impossível não lembrar da frase “Sou o Dollynho, seu amiguinho. Vamos cantar?”. 

Acima de tudo, a campanha do Guaraná Dolly foi um grande sucesso e caiu no gosto da galera, se tornando um clássico da propaganda brasileira. 

Contudo, a questão é: o comercial conseguiu atingir seu objetivo e se tornar um jingle popular, principalmente entre os mais jovens. E, por isso, conquistou uma boa parcela do mercado na época. 

Por último, uma curiosidade sobre essa propaganda é que o nosso amigo Dollynho virou caso jurídico por conta do apelo infantil. Você sabia?

Vídeo: Dollynho, Seu Amiguinho 1

5) Nissan – “Pôneis Malditos” (2011)

Propaganda Nissan Pôneis Malditos

Pôneis Malditos, Pôneis Malditos, La La La La La La La”… 

Primordialmente, os simpáticos pôneis da propaganda criada pela agência de publicidade franco-brasileira Lew’Lara\TBWA apareciam num péssimo momento para o dono de uma picape atolada que não possuía cavalos de potência, mas “pôneis”.

Com uma baita criatividade e, sobretudo, uma execução incrível, a propaganda e os personagens se tornaram febres do momento, sendo aclamados pelo público da internet como ícones.

Por fim, a campanha foi um sucesso, além de um dos maiores memes do ano, aparecendo diversas vezes entre os assuntos mais comentados do Twitter. O que, por sua vez, refletiu diretamente nos resultados da marca, claro: a Nissan teve um aumento de mais de 80% nas vendas no mês da veiculação. Loucura, né?

E, no ano seguinte, uma nova propaganda baseada nos Pôneis Malditos, intitulada “Cavalgada dos Pôneis”, também repercutiu muito positivamente.

Vídeo: Nissan Frontier – Pôneis Malditos

6) Posto Ipiranga – “Pergunta lá no Posto Ipiranga” (2011)

Propaganda Posto Ipiranga - “Pergunta lá no Posto Ipiranga

Quem nunca ouviu um amigo perguntar “Onde está tal coisa?” e respondeu automaticamente “Sei lá, pergunta lá no Posto Ipiranga!”?

Afinal, o comercial que deixava claro que o Posto Ipiranga é onde você pode resolver tudo o que precisa em um só lugar se tornou um grande sucesso e virou tema de cerca de 100 propagandas da marca. 

Contudo, a campanha criada pela agência Talent Marcel para o Grupo Ultrapar fez com que o bordão virasse praticamente um ditado popular. Por isso, muito utilizado por pessoas de grande influência em entrevistas e discursos, tornou-se a assinatura oficial da marca em 2014, quatro anos após ganhar popularidade. 

Posteriormente, os novos vídeos criados pela Talent para o Posto Ipiranga ganharam uma nova assinatura: “Só tem lá”, destacando a exclusividade de alguns produtos e serviços oferecidos pela rede.

Vídeo: Posto Ipiranga – Melhores Comerciais

7) Banco Itaú – “Feliz 2022” (2021)

Propaganda Banco Itaú - “Feliz 2022”

Recentemente, a propaganda produzida pela agência Africa, com a simpática Alice  — uma garotinha muito fofa que gosta de falar palavras difíceis — e a icônica Fernanda Montenegro, foi um enorme sucesso!

A mensagem de fim de ano do Itaú imediatamente caiu no gosto do povo. Contudo, a campanha teve recorde de visualizações nas redes em 2021, com mais de 4,5 milhões de views orgânicos e mais de 165 mil compartilhamentos em apenas 4 dias.

O vídeo com a pequena Alice e a gigante Fernanda leva às pessoas uma mensagem leve e inspiradora, com palavras que, acima de tudo, anseiam por um mundo com mais respeito e amor, provocando sorrisos e emoção. Além de, claro, muitos memes que viralizaram nas redes sociais.

Vídeo: ITAÚ – FELIZ 2022

Conclusão:

Em conclusão, as propagandas têm um grande potencial de gerar identificação com o público e alavancar os resultados das marcas que se propõem a oferecer algo inovador, original e emocionante. Por isso, fazemos questão de ressaltar a importância das estratégias de marketing para o sucesso de empresas.

Você já pensou em ter uma equipe especializada cuidando das estratégias de marketing da sua marca? 

Fale com a Trammit para pensarmos juntos no seu próximo passo em direção ao sucesso! Quem sabe dar uma olhada nos nossos Cases, clicando aqui!