Skip links

Da série “Trammit do Bem”: saia do cel e olhe para o céu!

A pandemia trouxe uma quarentena inesperada, e isso fez com que as pessoas ficassem ainda mais dependentes de seus celulares, computadores e TVs. As dores e delícias da tecnologia, não é mesmo? 

A gente sabe muito bem  que esta dependência não é muito saudável, mas foi inevitável. Todos esses aparelhos, aliados à nossa querida internet, se tornaram essenciais para o dia-a-dia, nos ajudando de diversas maneiras durante este isolamento social.

Porém, enquanto estávamos trancados em nosso mundinho, dentro de nossas casas, navegando pela internet, uma transformação acontecia do lado de fora.

A natureza finalmente conseguiu uma trégua e respirou, se transformou e nos presenteou com cenários lindos e dignos de registros.

Quem aí não ficou encantado com a mudança do céu nesses meses e tirou uma fotinho?

E para você que não reparou nessa mudança, está na hora: saia do celular e olhe para o céu!

Na natureza nada muda, tudo se transforma!

Não foi só o céu que passou por transformações e está de cara nova. Imagens de satélites mostram que, após um mês de quarentena na Itália, os índices de poluição caíram de maneira impressionante, em especial na região da Lombardia, que foi onde a crise começou.

Imagens de satélite fazem a comparação dos níveis de poluição após um mês de lockdown. 

A região mais escura do mapa representa a poluição, que cobria quase toda a imagem no dia 8 de fevereiro. Agora olhe com carinho para a segunda foto, dod ai 7 de março: a a poluição diminuiu drasticamente!

Claro que esta mudança não foi só na Itália. O declínio das emissões de dióxido de nitrogênio ocorreu em todas as cidades e países que entraram em quarentena.

Analisando todo esse cenário, podemos concluir que o afastamento de atividade humana por alguns meses era o que o meio ambiente precisava para trazer mudanças positivas, e essas mudanças com certeza será o nosso presente na volta. E quem sabe com outra perspectiva?

Uma das imagens mais impactantes dos efeitos da pandemia na natureza foi a do Himalaia, que se tornou visível após 30 longos anos escondidos atrás de uma grande nuvem de poluição.

Então você já sabe: quando voltarmos às ruas, temos que proteger e manter o mais intacto possível essas transformações. Vamos cuidar e valorizar esse presente lindo que ganhamos!

Mas enquanto não podemos ver de pertinho todas essas transformações, temos um exercício para você que está em casa: saia um pouco na janela e aprecie agora o seu céu,  e depois compartilhe com a gente as fotos..

Para te incentivar, segue uma coletânea de fotos do céu que foram tiradas pelo nosso time, que fizeram essa pausa e registraram momentos lindos

Se inspire:

Até a próximo #trammitdobem!

Leave a comment