Trabalhar em casa exige muita concentração e bons hábitos, afinal são muitas distrações e tentações.
Já parou para pensar? Trânsito, acordar muito cedo… o home office faz a gente se livrar de poucas e boas. “É muito mais qualidade de vida”, como dizem por aí.
Porém, será que a gente está realmente está rendendo no dia a dia de trabalho?
Digo isso porque é notório que a maioria das pessoas se perdem em tamanha liberdade que o home office proporciona. Ninguém está te olhando, te monitorando de perto. Ou seja, a sua liberdade vira responsabilidade – e está aí um ponto importante de aprendizado em época de quarentena.
Separei algumas dicas para você se manter ativo e produtivo de casa, tá bom? Confira!
#1. Converse com sua família.
Se você mora com mais pessoas, é fundamental que tenha um papo franco com todos. Eles precisam entender suas responsabilidades e grau de concentração – e, para isso, muita colaboração. Tem gente que precisa criar bons textos, falar no telefone com cliente ou até em vídeo. Essa etapa é fundamental, tá bom?
#2. Comece com um bom banho.
Conseguiu acordar uma meia hora mais tarde, né? Que bom não pegar aquele trânsito, o metrô lotado! Mas para você realmente despertar e ligar o botão do “tô indo trabalhar”, o banho é fundamental.
#3. Faça algum exercício.
Aí é com você: alongamento, ginástica, abdominais, meditação e etc. A ideia aqui é fazer algo bom para sua mente e corpo relaxarem e você se preparar para seu dia, tá bom?
#4. Fique pronto.
Você não precisa de uma roupa formal no home office, mas fuja dos pijamas. O ideal é se arrumar como se fosse para o escritório: cabelo, unhas, barba e tudo mais. Enfim, fique pronto para possíveis videoconferências com seu chefe, funcionários e clientes. Quando a gente fica arrumado, ajuda também a nossa mente a separar as coisas.
#5. Faça café e o que mais der na telha.
Cada um tem sua rotina na manhã de trabalho. A minha, por exemplo, é muito café. Ou seja, acordo cedo, tomo banho e faço uma jarrinha de café. Assim sigo trabalhando de casa no ritmo de um trabalho normal.
#6. Faça o check-list do dia.
Antes de colocar a mão na massa, faça uma lista de tarefas e metas do dia. Ali que marcamos o que é importante no dia, e não ficamos apenas apagando fogo que aparece. Isso ajuda muito a não divagarmos em momentos de muito silencio.
Ah, uma dica também é você compartilhar com seu superior. Isso mostra organização e senso de responsabilidade.
#7. Faça uma pausa para o almoço.
Evite colocar o prato do lado do notebook e seguir trabalhando de forma picada. O ideal é literalmente pausar a sua rotina para almoçar mesmo. E faça do seu jeito: tem quem gosta de comer sossegado, uns assistindo alguma coisa.
#8. Faça o relatório de produtividade.
Vá anotando seus feitos do dia e monte um report com tudo isso. É uma forma de você controlar se o dia rendeu e até comparar com os outros.
Mesma forma da dica 5, compartilhe com seu superior. Vira até uma forma indireta de avisar “estou encerrando por aqui, tá bom? Até amanhã!”.
#9. Seja proativo.
Um dos pontos que noto que são mais falhos no home office é exatamente a proatividade. Vejo o pessoal produzindo bem com tarefas programadas e rendendo até mais do que in loco. Mas cadê as ideias novas? Os insights?
O caminhar na rua, no metrô, ver gente… tudo isso ajuda a abrir nossa cabeça e ter ideias. Em casa o caminho é diferente: precisamos pesquisar, cavar, navegar.
Lembre-se: é uma forma de você se diferenciar e muito para seu superior.
#10. Se comunique de verdade.
Não é porque estamos em casa que estamos sozinhos no nosso trabalho. O grupo de WhatsApp, Slack ou seja lá qual vocês usam ajuda, mas não resolve.
Evite a comunicação de texto ao excesso! Isso porque há alguns ruídos, principalmente na interpretação – tom de voz, ironia e tudo mais. Faça videoconferências para se aproximar mais e diminuir os ruídos.
#11. Evite distrações.
Trabalhar em casa tem um grande problema: são muitas tentações que podem atrapalhar nossa produtividade. Uma delas é a TV, que pode tirar e muito sua atenção.
Mantenha sua rotina normal: se gosta de trabalhar com música, se livre dos fones e solta o som.
#12. Melhore suas habilidades.
Uma outra dica que vai além do trabalho do dia a dia é exatamente estudarmos o que nos interessa. A verdade é que acabou o papo de falta de tempo, não é mesmo?
Tem muitos cursos gratuitos – e muito bons – para você estudar um pouco e dar um upgrade no seu currículo, além de livros e muito mais. A ideia aqui é simples: voltarmos muito melhor do que quando tudo isso começou.
#13. Que tal um Happy Hour?
Se você reparar, a maior parte das dicas nos levam a manter uma rotina parecida com a anterior. Pois bem, o happy hour não é diferente.
E não venha com a desculpa da distância, hein? Abra sua cerveja, petiscos e faça uma videoconferência com toda equipe. Lembre-se: essas pausas são fundamentais para criarmos laços e aliviarmos a pressão.
E você? Quais estão sendo seus hábitos para melhorar a produtividade de casa?
Compartilha com a gente e vamos melhorar juntos. Até a próxima!
Obs: Os gifs foram escolhidos por 3 motivos, tá bom?
1) Sim, sou fã da série The Office.
2) Sim, estou aproveitando o tempo em casa para assistir pela quarta vez.
3) Sim, estou morrendo de saudade de ir para a agência e ver todo mundo.