fbpx
Skip links

Redação Publicitária: Menos romance, mais estratégia.

Redator Publicitário, o cara das chamadas, o poeta das vendas, o romântico no meio do marketing. 

Agora quem trabalha com Redação Publicitária também tem que ser o estrategista!

Claro, o escritor de vendas continua sendo o pensador, o leitor nato, o apaixonado por cultura, aquele que sempre está com seu bloco de notas ou gravador de prontidão. 

Afinal, para escrever você precisa absorver muuuuito conteúdo – de qualidade e com muita diversidade.

A verdade é que o redator sempre foi visto como o mediador de uma agência – é dele que nasce o direcionamento da criação do conceito criativo e a sua unicidade em todos os tipos de mídia utilizados. 

Ou seja, o principal trabalho da redação publicitária é (e sempre será) entregar a mesma mensagem (de forma diferente) para cada anúncio, post, roteiro audiovisual, jingle ou descrição de produto.

A redação publicitária e seus novos utensílios.

Com o protagonismo da Era Digital, a responsabilidade nos resultados aumentou ainda mais. Por isso mesmo, surgem novas habilidades necessárias e outros estilos de redator nas agências: o analítico, o estratégico e o resultadista

O querido Inbound Marketing , a nossa nova fórmula de fidelização da clientela, é o novo modus operandi da agência de publicidade “digitalizada”.

É por isto que a redação publicitária para WEB, storytelling, Copy e UX Writing são os novos sinônimos da vida de um redator (falaremos deles já já).

Ah, sem contar a otimização para mecanismos de busca (SEO) como base fundamental de disseminação da mensagem.

Redação para WEB e SEO agora são a bola da vez para se obter o sucesso digital.

Entendeu o drama?
Não adianta mais só escrever bonito. A nova regra é que o texto do Redator Publicitário apareça na primeira página do Google, Bing, Yahoo, e que chame a atenção do cliente da forma mais assertiva possível.

Não é à toa que quase 56% das empresas utilizaram esta estratégia de otimização em 2020. Nós falamos da importância do SEO, por exemplo, para o e-commerces em um dos nossos Posts da Série “a culpa não é da internet”.

E o redator continua sendo um dos principais intermediários destes processos.

MAS, o que são essas novas peripécias da Redação Publicitária?

Vimos acima uma pequena lista de novas oportunidades para o Redator Publicitário utilizar e expandir a sua carreira (e a da agência).

O papel de cada uma é o seguinte:

  • Storytelling , a aproximação através da narrativa (vídeos de cases, spots de rádio, comerciais publicitários).

Aqui a ideia é contar uma história e acertar o coração dos espectadores. É utilizada para aproximar o público-alvo da situação expressa na peça.

  • Copywriting , os gatilhos para a tomada de decisão (comerciais da Shoptime e, recentemente, da ObaBox sobrevivem a base de Copy ‘s).

Neste formato, a pegada é adentrar na mente do telespectador e, de antemão, responder a todas as possíveis dúvidas que passarem por ela.

O “Vou comprar, por que não?” é a resposta esperada do formato.

  • UX Writing , o guia para se agir com fluidez (landing pages, inscrições e cadastros online, – geralmente produzida em conjunto com o UX Design).

A técnica serve para tirar as pedras do caminho do futuro Lead, deixando o processo mais fluido e fazendo com que ele não pense muito (quase nada na verdade) na hora de completar o processo.

Pois, muitas vezes, o “pensar” pode fazer a pessoa não finalizar este tal processo.

Peripécias estas utilizadas ontem, hoje e sempre no processo de planejamento e atuação da TRAMMIT (e por que não faríamos, certo?).

  • Clique aqui e veja depois , na prática, como ficaram nossos planejamentos em Cases de Sucesso.

O que isso muda na rotina do Redator?

Sinceramente? Muita coisa.

A começar pela bagagem que ele ganha estudando esses diferentes formatos de escrita.

Engana-se quem vê o redator publicitário como um “escreve tudo”.

São dezenas de livros de Copy’s, UX e Storytelling, os quais mostram diferentes formas de se aplicar cada técnica e também quais não funcionam mais para os buscadores em geral.

É psicologia pura!

Em tempos em que mais culturas são exaltadas, crê-se ser muito importante saber como trabalhar com cada público.

Além de ser excepcional para um Redator se atualizar e crescer mais e mais na área.

Crescer e criar conteúdo que todo mundo gosta, entende e vê motivo para existir.